Curso de Graduação em Marketing '2004
Sistemas de Informação 2º período
(equivalente a Marketing com Banco de Dados)
carga horária : 60 h/a - créditos : 03
Profª. R. Rianelli universidade.rj@globo.com
http://www.poynter.org/profile/profile.asp?user=13912
Programa da Disciplina
Ementa
Conceitos e aplicabilidade em sistemas de informações gerenciais para a gestão Empresarial. O uso estratégico da Tecnologia da Informação (TI), como vantagem competitiva. O Consumidor do século XXI. Estrutura de um banco de dados. Hierarquia dos dados. Tendências para bancos de dados e administração de bancos de dados. Seleção de software de database no mercado nacional. A estrutura do SIM (Sistema de Informação de Marketing) e as questões de segurança envolvidas.
Objetivos da Disciplina
. Reconhecer a importãncia da organização do SIG para a empresa;
· Planejar e administrar os SIG;
· Elaborar e avaliar diretrizes para a proteção das informações;
· Fazer uso de sistemas gerenciais, sustentados através de modernas tecnologias de informação.
. Visitas técnicas como atividade extra-curricular para dar ao alunado a parte vivencial do exposto em classe (teoria aliada à prática).
Unidades de ensino e conteúdo programático
UNIDADE I: Administração e Informática
1.1 Evolução histórica da informática.
1.2 Conceitos básicos de Tecnologia da Informação (TI).
1.3 Objetivo e Missão de Sistemas de Informação(SI).
1.4 A Informação como vantagem competitiva.
1.5 Funções de Fatores Críticos de Sucesso (FCS).
1.6 Gestão da Informação/Conhecimento.
1.7 Inteligência Competitiva.
UNIDADE II – Consumo no Século XXI
2.1 Desejos do consumidor do século XXI.
2.2 Perfil do consumidor do século XXI.
2.3 Exigência do Mercado Contemporâneo.
2.4 Novos Ciclos de Vida dos Produtos (CVP).
2.5 Métodos e Critérios de Qualificaçãoo de LEADS (SPC).
UNIDADE III - Database - Conceito; Tipos; Aplicabilidade
3.1 Visão do Banco de Dados.
3.2 Formas de Banco de Dados.
3.3 Estruturas de Banco de Dados.
3.4 Conceitos de Arquivamentos.
3.5 Consultas de Relacionamento.
3.6 Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBD).
3.7 Aplicações de Database para Call Centers e Internet.
3.8 Pesquisas de Marketing.
3.9 Identificação de Clientes.
3.10 Conversão de Prospects.
3.11 Análise Crítica Comparativa.
3.12 Marketing Massa; Marketing Direto Convencional; Promoções e Vendas.
UNIDADE IV : Novos Conceitos do Database Marketing - Conceitos e Aplicações
4.1 Data Warehouse.
4.2 Data Mining.
4.3 CRM.
4.4 Marketing de Relacionamento.
4.5 Marketing one-to-one.
4.6 Marketing de Permissão.
UNIDADE V: Segurança da Informação
5.1 A Política de Segurança da Informação;
5.2 O Plano de Contingência;
5.3 Os Aspectos de Confidencialidade, Integridade, Privacidade e Disponibilidade da Informação;
5.4 A Segurança Física e Lógica da Informação.
Metodologia
Exposição oral acompanhada de visualização em transparências e/ou Datashow;
Análise de Estudos de Casos;
Diferentes dinâmicas de grupo, proporcionando debates e questionamentos;
Utilização de vídeos (mostras de cases);
Utilização de Laboratório de informática;
Provas, testes e trabalhos como reforço de aprendizagem e avaliação.
Avaliação
A Universidade determina três avaliações, com datas previamente estabelecidas e uma média aritmética para aprovação do aluno.
Seguindo os critérios estabelecidos pela Universidade adotaremos que tanto a PR1 como a PR2 terão grau máximo de 9 pontos, permitindo à Educadora lançar até mais um grau em Avaliação Qualitativa (perfazendo um total de 10 (grau dez) para quem cumprir todas as etapas previstas com aproveitamento pleno). Para ser aprovado sem prova final, o aluno deverá, além de ter um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de presença, alcançar quatorze pontos, ou mais, somados nas duas PRs.
Aqueles que não alcançarem os quatorze pontos, terão direito à prova final, onde deverão somar quinze pontos nas três avaliações formais, o que eqüivale a um grau mínimo igual ou superior a cinco.
Estaremos avaliando o aluno durante todo o semestre. Sendo assim, serão aplicados trabalhos individuais e em grupo visando a melhoria da qualidade do ensino, do conteúdo transmitido. Estes trabalhos serão somados à PR2 que nesse caso terá grau máximo de sete pontos.
Bibliografia Básica
STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
SWIFT, Ronald. CRM: Customer Relationship Management: o revolucionário marketing de relacionamento com o cliente. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
GODIN, Seth. Marketing de Permissão. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
Bibliografia Complementar
DIMANTAS, Hernani. Marketing Hacker: a revolução dos mercados. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2003.
DIZARD, Wilson. A nova mídia: comunicação de massa na Era da Informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
Ética - O 0lhar - O Desejo - Rede Imaginária- organização Adauto Novaes - São Paulo: Companhia das Letras:Secretaria Municipal de Cultura, 1992 - 2003.
GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com inteligência emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2003.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
ROSA NETO, Antonio. Atração Global: a convergência da Mídia e Tecnologia. São Paulo: Makron Books, 1998.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.
TARAPANOFF, Kira (Org.). Inteligência Organizacional e Competitiva. Brasília: UNB 2001.
ZENONE, Luiz Cláudio. CRM – Conceitos e Estratégias. São Paulo: Atlas, 2001.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. Companhia das Letras, 2001. Acompanha excelente trabalho em cd!
Recursos na Internet
A magia do cinema e a ótica de Robin Miller
http://www.filmaker.com/
- Bem-vindo à Comunidade Avid!
http://www.avid.com/community/#
B Roll Online - B Roll Online se dedica a fotografia e TV news http://www.b-roll.net/
The Backhaul - e-Zine com index de historias selecionadas por membros das Redações de Televis&atuilde;o http://thebackhaul.com/
Broadcasters: WWW Virtual Library - esta é a sessão da Biblioteca Virtual de Telecomunicacoes
http://archive.museophile.sbu.ac.uk/broadcast/
BEA: The Broadcast Education Association - BEA é uma organizacao de desenvolvimento profissional para academicos e profissionais envolvidos com a Midia Eletronica http://www.beaweb.org/
Current Online - este servico oferecido na web reporta indices de audiencia nos segmentos TV e radio nos Estados Unidos http://www.current.org/
Electronic Media / EM - EM cobre os Eventos na grade de programação das emissoras de TV aberta e a cabo norte-americanas http://www.emonline.com/
Emily Carr Institute no Canadá e o Prof. Ron Burnett disponibilizam conteúdo riquíssimo
http://www.eciad.bc.ca/eciad/
Funarte e outros links
http://www.decine.gov.br/
Laboratório on-line que e’ um exercicio para o futuro Mídia http://www.powerreporting.com/
Library of American Broadcasting - acervo on-line da Biblioteca da Universidade de Maryland, College Park
http://www.lib.umd.edu/UMCP/LAB/
Links e Sindicatos de Jornalistas e Escritores free-lancers de lingua inglesa
http://www.nwu.org/journ/jlnkhome.htm
Local TV News Project - uma serie de Reportagens em
Excelencia no segmento
http://www.journalism.org/resources/research/reports/localTV
Lost Remote - Blog / Weblog fundado pelo jornalista de midia eletronica Cory Bergman http://www.lostremote.com/
Mervinblock.com - dicas para melhorar sua forma de escrever confeccionadas pelo expert Mervin Block
http://www.mervinblock.com/tips.html
MIBTB - Broadcasting Training Program - a diversidade na Sala de Imprensa e sua relação com as minorias
http://www.webcom.com/mibtp/
Miniature Earth / A Terra em miniatura - vale uma visita, com especial atenção nos recursos utilizados na Edição e pesquisa de texto http://www.luccaco.com/
Museum of Broadcast Communications - cultura popular e contemporânea norte-americana através da historia da TV e do Radio http://www.museum.tv/index.shtml
Museum of Television and Radio - oportunidade única de ver, ouvir e se interar do acervo do Museu da Televisão e do Radio de Nova Iorque http://www.mtr.org/
NAB: National Association of Broadcasters - 75 anos de historia da TV aberta norte-americana http://www.nab.org/
National Association of Minorities in Cable NAMIC dá as boas-vindas aos aspirantes a função de profissionais do mercado de tv a cabo http://www.namic.com/
NPPA: National Press Photographers Association Associação de Foto-Jornalismo norte-americano http://www.nppa.org/
NewsLab - Laboratório de TV - um Projeto da Universidade de Columbia, não-comercial, com a excelência de uma produção de qualidade e a vasta experiência do Prof. Sree http://www.NewsLab.org/
NewsProNet - oferece noticias e documentários
http://www.newspronet.com/
NewSeum e Freedom Fórum em Washignton nos recebem em grande estilo e permitem download de Manuais
http://www.freedomforum.org/templates/document.asp?documentID=16556
Opiniões e dicas
http://www.intervideo.com/
Poynter Online's Broadcast Resources - excelente material disponibilizado pelo Poynter Institute vocacionado para profissionais de TV
http://www.poynteronline.org/subject.asp?id=8
Poynter Online's "Convergence Chaser" Guia surpreendente com cruzamento de dados da mídia eletronica
http://poynteronline.org/column.asp?id=56
Poynter Online's "Leading Lines" column - dicas on-line com a excelencia comprovada da Faculdade Poynter
http://poynteronline.org/column.asp?id=34
Poynter Online's TV / Radio Tipsheets - dicas uteis que vc pode usar a qualquer hora!
http://poynteronline.org/content/content_view.asp?id=31904
Prof. Bittencourt nos reserva download do excelente Manual de TeleJornalismo http://www.telejornalismo.com/
e um bate-papo muito interessante no seu Blogger
http://www.salavirtual.blogger.com.br/
Profa. Rianelli disponibiliza textos, comentários, dicas interessantes e novidades
http://www.poynter.org/profile/profile.asp?user=13912
http://rianelli.blogspot.com/
http://regina.rianelli.blogspot.com/
http://www.geocities.com/rianelli.geo/
Prof. Sree Sreenivasan sree@sree.net de Mass Media da Universidade de Columbia tem um acervo on-line extremamente interessante com dicas imperdíveis!
http://www.sreetips.com/
Textos confeccionados com primor nos aguardam em
VideoTexto http://www.videotexto.tv/
The Producer's Book disponibilizado a versão on-line do livro da Produtora de TV MAIN, Alice e STEWART, Robert
http://www.scripps.ohiou.edu/producer/thebook/
The Producer's Page Downloads para ajudar os Produtores de TV http://www.scripps.ohiou.edu/producer/
Rede Globo de Televisão faculta nossa consulta on-line aos seus Manuais de TV http://sucom.redeglobo.com.br/
Research Triangle - venha vc tb!
http://www.geocities.com/ResearchTriangle/8712/
RTNDA: Radio and Television News Directors Association RTNDA representa a Associação de ‘top’ executivos de TVs aberta, a cabo e outras mídias eletronicas
http://www.rtnda.org/
Valter Bonasio nos apresenta seu primoroso trabalho e livro
http://www.escoladetelevisao.com.br/
Wired Magazine e seu WebMonkey são imperdíveis!
http://hotwired.lycos.com/webmonkey/
Dicas de Pesquisa sobre o Mercado - Fonte: RTNDA
Salary Survey
http://rtnda.org/research/salaries.shtml
Women & Minorities Survey
http://rtnda.org/research/womin.shtml
Newsroom Workforce Survey
http://rtnda.org/research/staff.shtml
Newsroom Profitability Survey
http://rtnda.org/research/profit.shtml
News Judgement and Ethics
http://rtnda.org/research/judg.shtml
Local Web News
http://www.rtnda.com/study/casestudy.shtml
Shoptalk jornal on-line diario sobre o segmento de midia eletronica http://www.tvspy.com/shoptalk.cfm
TVnewz.com um webzine para profissionais http://www.tvnewz.com/
Television and Radio News Research - um olhar sobre o veiculo TV e Radio por Vernon Stone, Professor Emeritus da Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri http://www.missouri.edu/~jourvs/index.html
Vanderbilt Television News Archive - The Television News Archive é a colecao da Universidade Vanderbilt University em Nashville, Tennessee, América do Norte
http://tvnews.vanderbilt.edu/
Zap2it.com Resources uma colecao de recursos de TV compilada por Zap2it.com
http://tv.zap2it.com/resources/
Nenhum comentário:
Postar um comentário