Marketing é um conjunto de processos e ou estratégias com objetivo definidos tendo em vista questões comerciais, processos relacionados com produtos ou serviços e a forma de fazê-los chegarem ao cliente. Claro que existem muitas mais definições, sejam elas mais viradas para a estratégia ou para a parte operacional.
O Marketing Sustentável, nos seus processos e estratégias, deverá incluir os aspectos econômicos, ambientais e sociais, no seguimento da estratégia e plano de negócios da organização. O Marketing Sustentável vem ajudar a criar vantagens competitivas para a organização, tentando perceber as mudanças na sociedade, às tendências, criando benefícios econômicos, ambientais e sociais para os stakeholders.
fonte: Creative commons, 2014 |
A tecnologia é muitas vezes usada como uma solução para nossos problemas ambientais, mas igualmente importante é a criatividade e a profissão de marketing está bem posicionada para responder a esse desafio.
A nova definição de marketing é baseada nas considerações e desejos dos cidadãos globais, como respeito ao meio ambiente, aos valores humanos e às novas tecnologias. “O marketing será menos eficaz nos próximos anos porque os orçamentos serão menores. Isso exigirá profissionais que saibam fazer mais com menos”, afirma Kotler.
Atualmente, 70% das empresas atuam sob o conceito do Marketing 1.0 (focado no produto), 25% no Marketing 2.0 (voltado ao cliente) e apenas uma parcela pequena, algo em torno de 5%, atua sob o conceito do Marketing 3.0.
Neste vídeo temos Philip Kotler falando sobre o Marketing 3.0
Edgard Motta
Working Freelance ( 05/05/2014 19:46hs ) http://workingfreelancer.webs.com/apps/blog/show/14488983-o-que-e-marketing-sustentavel
Site do Terra ( 05/05/2014 19:48hs )
http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/philip-kotler-apresenta-o-conceito-de-marketing-focado-no-ser-humano/
Youtube ( 05/05/2014 19:50 )
http://www.youtube.com/watch?v=TPe4dmKb6y0
Nenhum comentário:
Postar um comentário