quinta-feira, novembro 22, 2012

PLANO DE MARKETING: Clubes de Futebol


Campanha da Brahma – Clubes de Futebol
    
                                  A Brahma em parceria com os clubes de futebol do Brasil 
resolveu implantar um novo modelo de divulgação da marca, 
a campanha Brasil Melhor Futebol do Mundo
foi diretamente direcionada aos clubes, 
oferecendo produtos e investindo em infraestrutura 
e engajamento dos torcedores 
e apoio ao programa de sócio torcedor dos clubes.
                                         
quem somos - 
nononononononono

Missao -
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Visão - 
O projeto Brahma Futebol
quer fortalecer os clubes nacionais 
e tornar o Campeonato Brasileiro o melhor do mundo até 2015. 
A Brahma é maior investidora e incentivadora do futebol no Brasil, 
já apoia 35 clubes em todo o país com iniciativas diversas válidas.   

                Valores -
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 Pesquisa de Mercado/Planejamento – 
Em pesquisa de mercado, 
a Brahma constatou que cerca de 90% dos brasileiros 
torcem por algum time e 60% deles acompanham o seu clube. 
O primeiro mercado teste foi no Rio de Janeiro 
que obteve grande sucesso de consumidores e colecionadores.

Público Alvo/Personagem – 
Torcedores de todas as regiões do Brasil que gostam de futebol, 
colecionadores 
e principalmente consumidores da marca 
que vão ao estádio apoiar seu clube, 
tornando-se um marketing de relacionamento com o consumidor.


Canais de Divulgação – 
Nos estádios colocam Outdoor
fazem distribuição de brindes em ações de sampling. 
Na televisão com os comerciais 
com propagandas focalizando a marca junto ao torcedor brasileiro 
dando destaque a prática desportiva que atrai inúmeros clientes. 

Nos jornais e mídias sociais 
divulgam notícias dos clubes e divulgação da marca, 
efetuando sorteios de cooler, 
camisa dos times, entre outros brindes.

                   


   Foto de São Januário (Estádio do Vasco da Gama)               




 Foto do Engenhão (Estádio do Botafogo)                                            


 Produtos – 
Um produto diferencial para os torcedores 
foram as latinhas personalizadas, com o layout de cada clube por região.
O cooler 
foi outro produto que foi criado para o torcedor, 
divulgação desses produtos através das redes sociais com sorteios.



BRINDES

Figura 1. Rio de Janeiro – O estado serviu de avaliação do produto, 
sendo aceita pelo consumidor/torcedor, 
assim o produto expandiu nacionalmente para outras torcidas. 




Figura 2. São Paulo – Os quatro maiores clubes (São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians) e dois de menos expressão (Ponte Preta e Portuguesa-SP) tiveram suas marcas estampadas, com formato de 350 ml.




-Meio de Divulgação da Marca Via Facebook


Imagem retirada da Fan Page : http://www.facebook.com/BrahmaVasco


Produto - Cooler sorteado na Fan Page. 



Equipe de Recepcionistas dos Eventos



Camarote - Entrega de brindes e cadastramento do cliente




Controle/Marca – A Brahma com o total intuito de manter a parceria e ampliar a divulgação da marca optou em melhorar infraestrutura dos clubes, mantendo a marca em primeiro plano e mantendo a qualidade do projeto. Cada clubes carioca recebe variado apoio estrutural e financeiro . Tudo que é estrutural leva a logo da marca, mantendo dessa forma a visibilidade.
Botafogo
  • No início do ano, Brahma inaugurou no Botafogo a nova e moderna sala de imprensa no Engenhão. Os vestiários do time e visitante foram reformados e entregues, assim como a grama sintética instalada no campo anexo do estádio.
Vasco
  • Brahma entregou no final de 2011 o novo gramado de São Januário, por meio de uma tecnologia reconhecida mundialmente e utilizada por clubes renomados como o Barcelona, Manchester United; promoveu a troca do alambrado por um novo de vidro temperado transparente, também é similar ao usado pelos clubes europeus; adquiriu e instalou um placar eletrônico, o painel de LED mais moderno da América Latina.
  • Também entregou um novo vestiário, sala de imprensa e musculação.
Fluminense
  • No Fluminense, Brama revitalizou a sala de Troféus, com objetivo de conservar o patrimônio histórico do clube.
Flamengo
  • No Flamengo, as benfeitorias incluem a reforma do Ninho do Urubu, com a construção do campo de treinamento profissional e a entrega do bloco 17, que abrigará toda a estrutura de futebol profissional do clube.



PLANILHA DE CUSTOS - MARCADORES, TAGS, PALAVRAS-CHAVE: ADM MARKETING, PROJETO AV2, ADMINISTRACAO EM MARKETING, AV2, CAMPANHA DE MARKETING, capital intectual individual, PLANO DE MARKETING, PROJETO, CLUBES DE FUTEBOL



ELABORADO POR:
Danilo Araújo
Bruno Costa 
Fabrício Santos


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