quinta-feira, junho 04, 2009

PLANO DE NEGÓCIOS: Estudo de Caso JOAO DE BARRO

PLANO DE NEGÓCIOS
ÍNDICE ANALÍTICO
SUMÁRIO EXECUTIVO...............................................................................................2
Apresentação Competência dos sócios Segurança ambiental e no trabalho Produtos Meta Projeção financeira

A EMPRESA...................................................................................................................3

Missão, Visão e Valores

Objetivos

Planejamento estratégico Foco Mercado Pontos fortes Pontos fracos Localização Estrutura organizacional e legal Estrutura funcional, diretoria e departamentos Quadro de funcionários Descrição da unidade produtiva Parcerias PRODUTOS....................................................................................................................7

Processo produtivo Tecnologia

MARKETING E VENDAS..............................................................................................10

Vendas Análise do plano

PLANO FINANCEIRO ................................................................................................. 11

Gastos pré-operacionais Máquinas e equipamentos Imóvel Veículos Equipamentos de informática Móveis e utensílios Folha de pagamento Ponto de equilíbrio Payback (Tempo de Retorno)


SUMÁRIO EXECUTIVO

Apresentação Este Plano de Negócios tem como objetivo apresentar a criação de uma indústria de cerâmica vermelha, a Áurea Cerâmicas Ltda., e terá seu foco na produção de tijolos e telhas. Empresa de pequeno porte com estrutura simples, utilizará sempre que possível de parcerias e terceirização, com o objetivo de alcançar um crescimento acima da média nesse ramo de material de construção.

Também serão feitas parcerias para complementar a divulgação de seus produtos e expandir suas vendas. Possui projeto de ampliação de seus negócios, gerando assim mais empregos. A Áurea Cerâmicas Ltda. é uma indústria do ramo de fabricação de produtos de cerâmica vermelha. Seus produtos serão especificadamente tijolos e telhas. Sua sede estará localizada na Estrada dos Bandeirantes nº 14.000 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro. O galpão possui 2.880 m2.

O nosso quadro de funcionários é composto por profissionais especializados e qualificados, sendo isso um pré-requisito para admissão. Temos também um convênio com o SENAI, do qual nos ajuda a qualificar nossos profissionais. Competência dos Sócios A Áurea Cerâmicas Ltda. possui uma equipe de sócios capacitados para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece para seu produto. Seus sócios preocupam-se com a qualidade e a atualização de seus produtos. A qualidade de suas ações, em todos os níveis da organização deve conter a solução que satisfaça os seus clientes.

Segurança ambiental e no trabalho

A Áurea Cerâmicas Ltda. tem programas de segurança nas seguintes áreas: Segurança Ambiental A Áurea Cerâmicas Ltda. tem plena consciência de sua responsabilidade com relação ao ecossistema, conciliando a preservação ambiental. Todas as áreas de mineração da empresa terceirizada na extração da argila estão devidamente regularizadas e identificadas com os números de licenças conforme os órgãos competentes. As exigências ambientais são rigorosamente cumpridas, de forma assegurar as gerações futuras à preservação da natureza.


A empresa tem a implantação do Programa de Prevenção de Riscos ambientais – PPRA, conforme determina a NR-9 da PORTARIA 3.214/78.
Segurança no Trabalho

A empresa cumpre todas as normas e programas determinados para a segurança no trabalho. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO – NR – 7. Produtos O produto da Áurea Cerâmicas Ltda. é fabricação de tijolos e telhas para o mercado de construção. A tecnologia também se fará presente na distribuição, pois faremos um mapeamento dos clientes – lojistas permitindo uma maior velocidade na entrega dos produtos.
Meta

A receita prevista é de R$ 100.000,00 ao mês, sendo incrementada com a previsão de crescimento de 7% a cada ano. Como estratégia de marketing, o planejamento foi de 10% à vista e 90% com prazo de pagamento de 30 dias pelos distribuidores. Projeção Financeira Conforme a projeção de vendas e a composição dos custos da Áurea Cerâmicas Ltda., o produto proporcionará não só a cobertura de todos os custos, mas também um bom retorno financeiro para a empresa, o que pode ser comprovado na Projeção dos resultados e na Análise de Investimentos realizada no Plano Financeiro.

A EMPRESA

Missão , Visao e Valores
Missao - Produzir e comercializar tijolos e telhas, destinados á área de construção, com tecnologia adequada e alto padrão qualidade, visando a satisfação de nossos clientes, além de proporcionar realização de nossos funcionários e sempre buscando resultados que permitam o crescimento e o aprimoramento das atividades. Tem como meta os preços baixos, mão-de-obra qualificada e equipamentos modernos com a finalidade de eficiência e evitar o desperdício no seu processo produtivo.
Visao - Investir continuamente na atualização tecnológica dos meios de produção e do conhecimento, fixando-os, para garantir a repetibilidade dos processos e a competitividade.
Valores - Nossos valores são nosso maior e melhor patrimônio!

AÇÕES DE ENDOMARKETING TRAZEM NOSSOS FUNCIONÁRIOS PARA A ERA DE COLABORATIVIDADE E MAXIMIZAM SUA PRODUÇÃO, ALÉM DE INSERÇÃO NA COMUNIDADE.

Objetivos Para que o Plano de Marketing fosse feito de maneira clara e detalhada, a Áurea Cerâmicas Ltda. estabeleceu alguns objetivos a serem alcançados em curto prazo, após o início das atividades, tomando como base a lucratividade dos concorrentes. O principal objetivo é conquistar o mercado de cerâmica na Cidade do Rio de Janeiro. Para que este percentual possa ser atingido, Áurea Cerâmicas Ltda. deverá obter uma receita bruta em torno de R$ 121.601,41 mensais, com uma lucratividade entre 17% e 30,5% para o produto.

Após a consolidação da posição no mercado e confiança dos clientes, a empresa pretende expandir sua produção em artigos decorativos, como por exemplo, jarros de argila.


Planejamento Estratégico

De acordo com os objetivos propostos, a Áurea Cerâmicas Ltda. planeja conquistar um mercado com uma boa concorrência e alta qualidade. Projeta-se a conquista de 5% deste mercado. As principais estratégias para alcançar tal situação serão o custo-benefício para o consumidor e com qualidade garantida. Para implantar uma estrutura organizacional que viabilize os seus objetivos, iremos incorporar a experiência de terceiros, conquistada por parcerias e contratações, mantendo suas atividades em um nível minimizado de custos e privilegiando a qualidade do produto.

O crescimento da empresa será rigorosamente planejado, levando em conta a sua preparação para enfrentar maiores desafios.

Pretende-se manter sempre uma situação financeira saudável, com controles precisos sobre o fluxo de caixa, cujo superávit será a base para alavancar o crescimento da empresa.


Foco

O foco da nossa empresa é estabelecer uma relação de identidade e cumplicidade com nossos consumidores através do nosso produto.

Consumidores preocupados com o meio ambiente e a qualidade de vida. Mercado A demanda por produtos cerâmicos sempre esteve atrelada a políticas adotadas junto ao setor da construção civil.

Cabe ao empreendedor avaliar o potencial do mercado regional que pretende atingir com seus produtos. Devem-se considerar quais são as necessidades deste mercado quanto à qualidade dos produtos, quantidade e outros itens, como preços praticados pelo concorrente, demanda e fornecedores.

O principal ponto a ser estudado é a demanda, suficiente para justificar a implantação desta nova olaria.


ANÁLISE SWOT

· Pontos Fortes

Ø O Estado do Rio de Janeiro é tradicionalmente um grande produtor de cerâmica vermelha.

Há abundância de argilas plásticas cauliníticas, sobretudo nas regiões dos pólos de cerâmica vermelha;

Ø Não temos concorrentes na cidade do Rio de Janeiro (baseado em pesquisas na região e no sindicato da classe);

Ø Estamos localizados próximos aos fornecedores e clientes e estruturados em um local de grande crescimento na área de construção;

Ø Nossos produtos podem ser consumidos por pessoas de qualquer classe social;

Ø Baixo custo de alvenaria, superior conforto térmico e acústico quando comparado ao tijolo de concreto;

Ø Traz benefícios à produtividade da mão-de-obra e redução nos custos de construção mantendo a qualidade que o material cerâmico proporciona;

Ø O tijolo cerâmico possui porosidade inferior a do tijolo de concreto. Esta porosidade assegura uma maior resistência das paredes externas contra infiltrações provenientes das chuvas.


· Pontos Fracos

Ø A falta de um diferencial entre os produtos não permite a identificação do cliente com o produtor da cerâmica que ele está comprando. Isso não impede que haja uma marca de referência no mercado com relação a tijolos e telhas.

Ø A baixa rentabilidade monetária.

Ø Perdas de peças no processo produtivo. Localização O local oferece infra-estrutura adequada e condições que propiciem o desenvolvimento da fábrica.

Foi fundamental a nossa avaliação à facilidade do acesso considerando a entrada de insumos e expedição de produtos acabados. Procuramos nos instalar próximos aos fornecedores de insumos e aos nossos clientes.

Estrutura Organizacional

Descrição Legal

O regime jurídico da Áurea Cerâmicas Ltda. será por quotas de responsabilidade limitada, tendo no seu quadro societário Marília Medeiros, Rodrigo Miranda e Rita Emerick, com 33,33% das quotas cada um, totalmente integralizado.

Estrutura Funcional, Diretoria e Departamentos

A Áurea Cerâmicas Ltda. terá uma estrutura simples, por se tratar de uma pequena empresa ainda em fase de adaptação ao mercado.


Departamento Administrativo / Financeiro:

Marília Medeiros e Rita Emerick Departamento de Produção: Rodrigo Miranda


Depto. Adm./ Financeira

Diretoria Geral

Depto. de Produção

Gerência de Vendas

Estoque

Vendas Pessoal

Contabilidade

Gerência Administrativa

Máquinas

Operador de Máquinas

Gerência de Produção

Expedição

Técnico em Manutenção

Serviços Gerais

Almoxarifado

Composto por 19 profissionais distribuídos nas áreas administrativas, vendas e produção, incluindo os dois sócios que comporão as Diretorias, comandando e controlando e supervisionado os demais departamentos da empresa.

Além de dois diretores, compõem o quando funcional da empresa:

1 gerente de produção

1 gerente de vendas

1 gerente administrativo

1 encarregados de produção

1 auxiliar técnico de contabilidade

1 técnico de manutenção

3 auxiliares de produção

2 auxiliar de serviços gerais

1 auxiliar de escritório

2 estoquistas

2 vendedores

1 motorista

1 operador de empilhadeira

1 engarregado de almoxarifado


Descrição da Unidade Produtiva

A Áurea Cerâmicas Ltda. terá uma fábrica própria, instalada em um galpão de 2.880 m2, com energia elétrica, instalações adequadas e condições higiênico-sanitária.


Parcerias

Para uma melhor distribuição e divulgação dos nossos produtos, será feita uma parceria com lojas de materiais de construção, construtoras e pequenos fornecedores informais


PRODUTOS

Bloco cerâmico, de 8 furos, medindo 09x19x19cm, pesando 2,2 kg.

Sua espessura interna é de 5mm e externa, de 7mm.

Indicações: para divisões internas e externas.

Este bloco é o mais tradicional dos tamanhos, utilizado largamente em diversas situações.

Podem também, ser utilizados “deitados”, colocando a face de altura como largura.


Telha cerâmica, tipo colonial, medindo 50 cm de comprimentox20,5/16,5 (capa) e 20/15,5 de largura, pesando 2,5 kg.

Nossos produtos são avaliados e testados em laboratórios altamente especializados, garantindo a qualidade e padronização.

E além da qualidade, disponibilizamos atendimento técnico especializado aos nossos clientes, permitindo assim a melhor utilização dos nossos produtos.


PROCESSO PRODUTIVO

No processo produtivo, a argila é extraída por retroescavadeira, que faz o carregamento de um caminhão basculante.

O caminhão leva ao depósito (caixa de alimentação), onde se faz a mistura dos tipos de argila.

Da caixa de alimentação, o material é carregado manualmente à transportadora automática, que o conduzirá até o misturador.

No misturador é controlada a umidade, efetuando-se a mistura das argilas. Do misturador, a argila desce por gravidade ao laminador, que tem por objetivo reduzir a argila pastosa em lâminas finas, fazendo-a passar entre dois cilindros de ferro fundido que, além de triturarem por esmagamento todas as pedrinhas ou torrões ainda não desfeitos, produzem mais uma mistura.

O material laminado é transportado por uma esteira automática até a maromba (máquina de fabricar tijolos),a vácuo, onde calcadores/alimentadores forçam-no a passar através das grelhas, fragmentando-o em pequenas porções nas quais se processa a desaeração, reduzindo, ao mínimo, o ar contido ou incluído na massa cerâmica pela ação das misturas e da água agregada.

Caindo no parafuso-sem-fim, a argila é impelida para frente, passa através da câmara de vácuo e depois através dos orifícios da boquilha, que é o molde dos tijolos.

O bloco de argila extrusada (já em forma), saindo da boquilha, corre sobre os rolos da máquina cortadora e é automaticamente cortado em tamanhos pré-fixados, que correspondem ao comprimento dos tijolos furados.

Os tijolos cortados são classificados fazendo-se retornar à maromba as peças refugadas. As demais peças são transportadas por esteira rolante às estantes de secagem, carregadas manualmente. Nelas, permanecerão para secagem natural por um período médio de 10 dias com tempo bom e aproximadamente 30 dias no caso de tempo frio/úmido.

O tempo de secagem pode ser reduzido para aproximadamente 72 horas, se for utilizada secagem artificial (caldeira + exaustores).

Após secagem, as peças são manualmente transportadas até os fornos e empilhadas a fim de que a queima se processe de forma homogênea em todas as peças.

Após o cozimento, as peças deverão descansar até que adquiram a temperatura ambiente, sendo, então, encaminhadas para o controle de qualidade e posteriormente para a expedição e consumo. Nos meses de julho e agosto, devido ao período de chuvas, ocorre uma queda na demanda de material de construção, então durante esses dois meses nossos produtos serão secados naturalmente, em galpão fechado.

A empresa usa dois tipos de matéria-prima que são estocados separadamente no pátio. Estes estoques são feitos antes da estação das chuvas, suficientes para uma demanda prevista e sazonamento adequado.


Caso haja necessidade, após as chuvas é feito um segundo estoque como garantia de suprimento. Do pátio, são transferidas através de retroescavadeira para uma pilha de homogeneização, no momento de processá-las, usando uma proporção de 1:3 (puagem/argila). Opera 1 turno de 8 horas por dia, com horas extras eventuais, e tem seu balanço de massas, até a produção das peças cruas. Produz cerca de 950.000 peças por mês (entre tijolos e telhas).

A produção é destinada inicialmente aos mercados consumidores da cidade do Rio de Janeiro. Neste trabalho foram feitas análises do processo produtivo e seus controles, como, produção, lenha usada, tempo de queima e sua relação no processo, análise das paradas, produtividade, eficiência dos fornos e nível de perdas do processo.


Com os dados interpretados, são apresentadas propostas para melhoria do processo.



Tecnologia

A busca constante no aperfeiçoamento do produto ofertado pela Áurea Cerâmicas Ltda. faz com que a cada dia profissionais especializados de diversas áreas busquem a atualização tecnológica onde cada equipamento produto é desenvolvido, sejam analisados e testados em diversos laboratórios e centros de pesquisa o que garantem uma qualidade superior aos demais produtos ofertados no mercado.



O PLANO DE MARKETING

Escolhemos o marketing concentrado porque temos apenas um segmento no mercado de trabalho. O marketing vai gerenciar AÇÕES de Relacionamento, a comunicação e o atendimento,visando conhecer as reais necessidades de nossos clientes, fidelizando-os.

Assim como a utilização da divulgação pela internet através do site, e-mails, spymware e colunas de classificados dos jornais “O Globo” e “Extra”.


Meio de Divulgação

Dimensão Valor Jornal Extra 2 colunas x 4 cm R$ 160,00 Jornal O Globo 1 coluna x 5cm R$ 290,00


Site
-Desenvolvimento c/fotos dos produtos www.aureaceramicas.com.br R$350


Site/Hospedagem/ Domínio R$ 679,92

Total de Gastos com Divulgação R$ 1.479,92


Vendas

Nossas vendas são realizadas diretamente em nosso escritório comercial, que funciona junto à unidade fabril.

Oferecemos sempre estoques que nos proporcionam o imediato atendimento dos pedidos, garantindo agilidade aos nossos clientes.

Nosso Departamento Comercial dispõe de profissionais experientes e treinados, para oferecer o melhor suporte possível para orientação de suas compras, seja qual for o tipo de sua aplicação dos nossos produtos.


Análise do Plano

Constatamos que durante o processo produtivo da Áurea Cerâmicas Ltda. possibilitou observar e concluir que é necessária uma maior atenção ao setor de Produção, visando aperfeiçoar os seus processos as novas realidades de custo, pois existe uma margem de perda no processo que podemos reduzi-lo.



PLANO FINANCEIRO
GASTOS PRÉ-OPERACIONAIS

LEGALIZAÇÃO DA EMPRESA R$ 1.400,00

SITE/ HOSPEDAGEM/ MANUTENÇÃO R$ 679,92

DIVULGAÇÃO R$ 450,00

TOTAL R$ 2.529,92


MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

VALOR UNITÁRIO0 QUANTIDADE TOTAL

CAIXA DE ALIMENTAÇÃO R$ 16.000,00 1 R$ 16.000,00

CALDEIRA R$ 8.000,00 1 R$ 8.000,00

ESTEIRA AUTOMÁTICA R$ 6.250,00 1 R$ 6.250,00

EXAUSTOR R$ 4.390,20 1 R$ 4.390,20

FORNO R$ 5.300,00 2 R$ 10.600,00

LAMINADOR R$ 11.500,00 2 R$ 11.500,00

MAROMBA R$ 19.832,00 1 R$ 19.832,00

MISTURADOR R$ 3.800,00 1 R$ 3.800,00

PRENSA R$ 20.500,00 1 R$ 20.500,00

TAMBOR DE 8 FACES R$ 32.459,80 1 R$ 32.459,80

TOTAL R$ 133.332,00



IMÓVEL

VALOR UNITÁRIO QUANTIDADE TOTAL

GALPÃO c/ INSTALAÇÕES R$ 78.000,00 1 R$ 78.000,00 TOTAL R$ 78.000,00


FROTA
VEÍCULOS - VALOR UNITÁRIO QUANTIDADE TOTAL

CAMINHÃO MB 1524 R$ 58.000,00 1 R$ 58.000,00

EMPILHADEIRA R$ 18.000,00 1 R$ 18.000,00

RETROESCAVADEIRA R$ 24.000,00 1 R$ 24.000,00 TOTAL R$ 76.591,80



EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

VALOR UNITÁRIO QUANTIDADE TOTAL

COMPUTADORES E PERIFÉRICOS R$ 1.400,00 3 R$ 4.200,00

IMPRESSORA MULTIFUNCIONAL R$ 350,00 1 R$ 350,00 TOTAL R$ 4.550,00


MÓVEIS E UTENSÍLIOS

VALOR UNITÁRIO QUANTIDADE TOTAL

APARELHO TELEFONICO R$ 99,00 3 R$ 297,00

AR CONDICIONADO R$ 499,90 1 R$ 499,90

ARMÁRIO R$ 350,00 1 R$ 350,00

CADEIRA R$ 70,00 4 R$ 280,00

CESTO DE LIXO R$ 10,00 3 R$ 30,00

FAX R$ 350,00 1 R$ 350,00

MESA R$ 160,00 4 R$ 640,00

TOTAL R$ 2.446,90


FOLHA

FOLHA DE PAGAMENTO

SALÁRIO BRUTO DESCONTOS E SALÁRIO LÍQUIDO

CARGO BENEFÍCIOS

AUXILIAR CONTÁBIL R$ 850,00 R$ 405,98 R$ 1.255,98

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO R$ 650,00 R$ 361,28 R$ 1.011,28

GERENTE ADMINISTRATIVO R$ 1.200,00 R$ 472,20 R$ 1.672,20

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS R$ 450,00 R$ 316,58 R$ 766,58

PRÓ LABORE (1) R$ 1.250,00 R$ 337,50 R$ 1.587,50

PRÓ LABORE (2) R$ 1.250,00 R$ 337,50 R$ 1.587,50

MOTORISTA R$ 650,00 R$ 361,28 R$ 1.011,28

GERENTE DE VENDAS R$ 1.200,00 R$ 472,20 R$ 1.672,20

VENDEDOR (1) R$ 750,00 R$ 383,63 R$ 1.133,63

VENDEDOR (2) R$ 750,00 R$ 383,63 R$ 1.133,63

GERENTE DE PRODUÇÃO R$ 1.200,00 R$ 484,20 R$ 1.684,20

AUXILIAR DE PRODUÇÃO (1) R$ 550,00 R$ 322,43 R$ 872,43

AUXILIAR DE PRODUÇÃO (2) R$ 550,00 R$ 322,43 R$ 872,43

AUXILIAR DE PRODUÇÃO (3) R$ 550,00 R$ 322,43 R$ 872,43

ENCARREGADO DE PRODUÇÃO R$ 750,00 R$ 322,43 R$ 1.111,13

ENCARREGADO DE ALMOXARIFADO R$ 700,00 R$ 351,45 R$ 1.051,45

ESTOQUISTAS/ ENTREGADORES R$ 560,00 R$ 324,36 R$ 884,36

ESTOQUISTAS/ ENTREGADORES R$ 560,00 R$ 324,36 R$ 884,36

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS R$ 450,00 R$ 303,08 R$ 753,08

OPERADOR DE EMPILHADEIRA R$ 650,00 R$ 341,78 R$ 991,78

TÉCNICOEM MANUTENÇÃO R$ 850,00 R$ 341,78 R$ 1.230,48

TOTAL R$ 24.039,91


DEMONSTRATIVO DE RESULTADO MENSAL (ESTIMADO)

Valor R$ Faturamento R$ 121.601,41

(-)IPI 10% (12.160,14)

(=)Receita Bruto 109.441,27

(-)ICMS 19% (20.793,84)

(-)PIS 1,65% (1.805,78)

(-)COFINS 7,65% (8.372,26)

(=)Receita Líquida 78.469,39

(-)CPV (41.626,83)

(=)Lucro Bruto 36.842,56

(-)Despesas Operacionais (14.832,75)

Gerais e Administrativas (9.432,03)

Mão-de-obra Administração (7.881,03)

Depreciação (Móv. e Utens/Informática) (93,91)

Seguros (209,00)

Despesas Gerais (115,89)

Material Expediente (150,00)

Combustível (313,20)

Água e Esgoto (43,75)

Energia Elétrica-escritório (331,50)

Telefone (293,75)

Vendas (5.400,73)

Mão-de-obra vendas (4.950,73)

Propaganda (450,00)

(=)Lucro Operacional 22.009,81

(-)CSSL (1.980,88)

(-)IR (3.301,47)

(=)Lucro Líquido 15.826,88

(-) Fundo de Reserva 7% R$ 1.107,88

(=) Lucro Real R$ 14.719,00


CÁLCULO DO PONTO DE EQUILÍBRIO

Margem de Contribuição 90.437,89

Faturamento 115.348,53

Índice da Margem de Contribuição 0,7840

Custos Fixos 22.073,14

Índice da Margem de Contribuição 0,7840

Ponto de Equilíbrio R$ 28.153,07


INVESTIMENTO INICIAL 357.779,90

INVESTIMENTO INICIAL X 12 4.293.358,79

LUCRO LÍQUIDO MENSAL 14.718,99

LUCRO LÍQUIDO MENSAL X 12 176.627,87

FUNDO DE RESERVA MENSAL 1.107,88

FUNDO DE RESERVA X 12 13.294,57


Payback – Tempo de Retorno (Meses) - Baseado s/ fundo 24

Payback – Tempo de Retorno (Meses) - Baseado c/ fundo 23

CRÉDITOS:
Marco Antonio Teixeira/Ag. O Globo
e Maurilo Clareto/ÉPOCA ,
Kazuhiro Nogi/AFP,
Maurilo Clareto/ÉPOCA ,
Gilberto Taddam e divulgação
Disponível em
Acesso em 24/12/08.

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