O marketing farmacêutico vem passando por diversas mudanças nos últimos anos. Modelos antes usados para promover e comunicar medicamentos não têm mais espaço no marketing atual, que demanda dos profissionais muito mais dinamismo e flexibilidade para sobreviver em um ambiente muito mais complexo e competitivo.
Até pouco tempo atrás, bastava a Indústria Farmacêutica colocar seu lançamento no mercado, treinar sua equipe de venda e criar ações promocionais um pouco mais elaboradas para o medicamento vender de forma satisfatória. Atualmente, essa metodologia de trabalho não tem mais lugar no marketing moderno. O avanço da tecnologia propiciou o lançamento de produtos em um tempo bem mais curto. Além disso, a queda de patentes e o crescimento da produção de remédios genéricos e similares trouxeram novas e competitivas empresas com propostas de valores diferentes. Essas mudanças obrigaram as empresas a repensarem suas estratégias de marketing e sua forma de atuar no setor. A evolução da internet também impôs desafios na maneira como os laboratórios treinam funcionários, promovem medicamentos e se relacionam com seus públicos (farmácias, pacientes e médicos). Vale ressaltar também que o marketing "dos remédios" encontra cada vez mais uma maior restrição do Governo sobre a propaganda e promoção de medicamentos. Nesse cenério, buscar a diferenciação é atualmente o grande desafio para as farmacêuticas.
Os profissionais de marketing precisam rever seus conceitos e quebrar paradigmas, pois a atuação do marketing vai muito além de conhecer o mercado e as reais necessidades dos clientes para criar as melhores estratégias. O foco dos negócios não está mais no custo de produção e no produto, mas sim no cliente.
O marketing digital vem ao encontro dessas novas necessidades dos profissionais de marketing que atuam na indústria farmacêutica. Cada vez mais, medicamentos, tratamentos e até mesmo hospitais são divulgados através das ferramentas digitais. Por exemplo, temos, hoje, hospitais que possuem Fan Pages. Afinal, nada melhor do que se comunicar com os jovens,consumidores em potencial do setor hospitalar, de "igual para igual". A Comunicação precisa atingir da maneira mais natural possível seu público alvo.
Segundo pesquisa realizada pelo Google, a internet é usada ativamente em pesquisas de questões médicas e de saúde por consumidores e médicos brasileiros, influenciando diretamente o relacionamento paciente-médico. Muitas pessoas recorrem ao "Dr.Google" quando precisam esclarecer uma questão médica. E por que não divulgar os mais novos lançamentos de Medicamentos nos sites de busca e Redes Sociais, afinal adoecer é inerente à sobrevivência do ser humano.
Enfim, o setor farmacêutico e seus profissionais de Marketing precisam se adequar à nova realidade digital e aos novos e também digitais clientes, hoje mais informados e exigentes.
PALAVRAS-CHAVE: Cliente, Google, marketing digital, Marketing Farmacêutico, Médico, Paradigma, Pedro Cavalcanti, Marketing Farmaceutico no eixo Rio - Sao Paulo, NOVAS TECNOLOGIAS, os Medicamentos Genericos, regina rianelli.
ELABORADO POR:
PEDRO HENRIQUE
Este Blog pertence ao curso de graduacao em Marketing da Universidade Estácio de Sá - Campi: Centro I e Conteudo para EAD Nacional para fins de publicacoes ligadas as nossas acoes semestrais. Aqui vamos encontrar a Ementa do Curso, textos e algumas dicas em Gestão de Marketing. No mais... e' so' dar asas a imaginacao!!! Agradecemos antecipadamente a atencao dispensada, Profa.Rianelli. Contato: universidade.rj@globo.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário