domingo, setembro 18, 2011

PLANO DE MIDIA: COCA-COLA

 

 

A criação

Em 1886, a Coca-Cola foi inventada por um farmacêutico chamado John Pemberton, também conhecido como "Doc".  Ele lutou na Guerra Civil, e no final da guerra, ele decidiu que queria inventar algo que lhe traria sucesso comercial. 
Geralmente, tudo o que ele fez não em farmácias. Ele inventou muitas drogas, mas nenhum deles jamais fez qualquer dinheiro. Assim, depois de uma mudança para Atlanta, Pemberton decidiu tentar a sua mão no mercado de bebidas.
Em seu tempo, a fonte de soda foi crescendo em popularidade como um ponto de encontro social. Temperança estava mantendo patronos de bares, fazendo assim uma bebida refrigerante fonte, acaba de fazer sentido.
E isso foi quando a Coca-Cola nasceu.
No entanto, não tinha idéia de Pemberton como anunciar. Isto é onde Frank Robinson entrou, registrado fórmula da Coca-Cola com o escritório de patentes, e ele desenhou o logotipo.Ele também escreveu o slogan, "a pausa que refresca".
Coca-Cola não fez tão bem em seu primeiro ano. E para piorar a situação, Doc Pemberton morreu em agosto de 1888, significando que ele nunca iria ver o sucesso comercial que vinha procurando.


Popularidade conforme o país

A Coca-Cola é a bebida mais vendida na maioria dos países, mas não em todos. Entre estes, podemos citar:
A Coca-Cola também é menos popular em países do Oriente Médio e Ásia, como os territórios palestinos e a Índia — por um lado devido ao sentimento anti-ocidental, por ser extremamente popular em Israel e, por outro, por não ter condições de ser fabricada. Há poucos anos, a Mecca-Cola,  uma versão "islamica" da Coca-Cola, tem feito grande sucesso no Oriente Médio.

Lendas urbanas

Atualmente, as lendas urbanas estão sendo difundidas por e-mails em formato de spam, que contam histórias que acabam ganhando até as páginas dos grandes jornais.
Uma lenda urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula.
Há diversas outras curiosidades folclóricas sobre a bebida, obviamente falsas ou sem comprovações e que acabam virando lendas:
  • Coca-Cola é ótima para limpar banheiros e vasos sanitários.
  • Prego imerso em Coca-Cola se dissolve com o tempo.
  • A primeira Coca-Cola tinha cor verde.
  • Coca-Cola como pesticida.
  • O refrigerante ainda contém extrato da folha da coca nos ingredientes do xarope, o que poderia causar dependência no consumo frequente e o principal motivo do segredo do fabricante.
As inúmeras lendas urbanas sobre a Coca-Cola fizeram páginas da Internet terem seções completamente dedicadas a elas.

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COCA-COLA: CAMPANHA E VEICULAÇÃO


CONCEITO: O conceito vai relacionar o prazer de viver com o sabor insubstituível da coca-cola.

PRAÇA: Em todas as capitais do Brasil.

TARGET: Mulheres e Homens. Classe: A , AB, B , C

PROMOÇÃO: A Campanha ocorrerá durante 3 meses nos principais veículos de comunicação.

VERBA: 30 milhões de reais.

TEASER: Descubra seu prazer...

SLOGAN: Viva e descubra o prazer de beber coca-cola!


VEÍCULOS: Outdoors, revistas, TV, internet, revista e jornal
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JINGLE:
"O natal vem vindo
Vem vindo o natal
Comemore essa festa
O natal está chegando
É a Coca-cola
Chegando mais perto da cidade
Sempre Coca-cola
Essa nossa festa de coração
Essa magia é sempre uma emoção
Sempre Coca-cola."

JINGLE ROCK IN RIO:
"Todos pro Rock In Rio
Uma só voz numa canção
Todos num só coração
Que a gente não parasse mais de cantar, sonhar e beber coca-cola
Coca-Cola insubstituível como o Rock In Rio

Uô ô ô rô
Uô ô ô rô
Uô ô ô, rock in rio!"


TEMA: Rock



ELABORADO POR:
JUNINHO
RENATO
CARNEVALE