segunda-feira, março 01, 2004

Mídia e Veiculação



Curso de Graduação em Marketing
3° período - carga horária : 60 h/a - créditos : 03
Profa. R.Rianelli
universidade.rj@globo.com
http://www.poynter.org/profile/profile.asp?user=13912


Programa da Disciplina
Mídia. Tipos de Mídia. Conceitos. Estratégias e Planejamento de Mídia.


Objetivos da disciplina

· Conhecer as estratégias e planejamento de mídia;
· Avaliar os instrumentos de freqüência e intensidade de audiência e os principais tipos de Mídia de modo a permitir uma interface positiva com os principais veículos de comunicação.
· Elaborar um plano de mídia e veiculação.

Unidades de ensino e conteúdo programático

Unidade I – Mídia.
1.1. Os veículos publicitários
1.2. Classificação de veículos
1.3. Fatores determinantes na seleção de veículos

Unidade II – Principais Tipos de Mídia e suas Características
2.1. Mídia Eletrônica
2.2. Mídia Impressa
2.3. Mídia Digital
2.4. Mídia Exterior
2.5. Mídias Alternativas

Unidade III – Conceitos e Pesquisa de Mídia
3.1 Audiência, cobertura
3.2 Impacto, frequência
3.3 Custo por ponto, GRP, TRP ,Custo por mil
3.4 Pesquisa de Mídia
3.5 Institutos de Pesquisa e ferramentas para área de Mídia
3.6. Audiência e análise veículos


Unidade VI – Planejamento de Mídia.
4.1. Plano de Mídia: Objetivos, Estratégias, Táticas
4.2. Definição do público alvo, área de abrangência
4.3. Definição de orçamento e veiculações
4.4. Planilhas : Mídia Impressa e Eletrônica
4.5. Planilhas : Midia Alternativa
4.6. Confecção Planejamento de Mídia


Metodologia

Exposição oral acompanhada de visualização em transparências e/ou Datashow;
Análise de Estudos de Casos;
Diferentes dinâmicas de grupo, proporcionando debates e questionamentos;
Utilização de vídeos (mostras de cases);
Provas, testes e trabalhos como reforço de aprendizagem e avaliação.
Visitas técnicas em grandes Empresas de Mídia para enriquecer a vivencia docente-discente.


Bibliografia Básica

LUPETTI, Marcelia. Planejamento de Comunicação. Rio de Janeiro: Futura, 2005.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7ª ed. (rev. E ampl.) São Paulo: Pioneira, 2006.

SISSORS, Bumba. Planejamento de Mídia. Rio de Janeiro: Nobel, 2007.


Bibliografia Complementar

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 4ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e o Relacionamento com a Mídia. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí. São Paulo: Futura, 2007.

MORIN, Edgard. Saberes Globais e saberes locais:o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2008.

PREDEBON ,José. Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Atlas,2007.

SODRE’, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Ed. Vozes, 2006.

WISNIK, Jose’ Miguel. O som e o sentido. Cia. das Letras, 2005.
acompanha excelente trabalho em cd!!


Recursos na Internet

A magia do cinema e a ótica de Robin Miller
http://www.filmaker.com/
- Bem-vindo à Comunidade Avid!
http://www.avid.com/community/#
B Roll Online - B Roll Online se dedica a fotografia e TV news
http://www.b-roll.net/
The Backhaul - e-Zine com index de historias selecionadas por membros das Redacoes de Televisao
http://thebackhaul.com/
Broadcasters: WWW Virtual Library - esta é a sessao da Biblioteca Virtual de Telecomunicacoes
http://archive.museophile.sbu.ac.uk/broadcast/
BEA: The Broadcast Education Association - BEA é uma organizacao de desenvolvimento profissional para academicos e profissionais envolvidos com a Midia Eletronica
http://www.beaweb.org/
Current Online - este servico oferecido na web reporta indices de audiencia nos segmentos TV e radio nos Estados Unidos http://www.current.org/
Electronic Media / EM - EM cobre os Eventos na grade de programação das emissoras de TV aberta e a cabo norte-americanas
http://www.emonline.com/
Emily Carr Institute no Canada’ e o Prof. Ron Burnett disponibilizam conteúdo riquíssimo
http://www.eciad.bc.ca/eciad/
Funarte e outros links
http://www.decine.gov.br/
Laboratório on-line que e’ um exercicio para o futuro Reporter
http://www.powerreporting.com/
Library of American Broadcasting - acervo on-line da Biblioteca da Universidade de Maryland, College Park
http://www.lib.umd.edu/UMCP/LAB/
Links e Sindicatos de Jornalistas e Escritores free-lancers de lingua inglesa
http://www.nwu.org/journ/jlnkhome.htm
Local TV News Project - uma serie de Reportagens em Excelencia no segmento Jornalistico
http://www.journalism.org/resources/research/reports/localTV/
Lost Remote - Blog / Weblog fundado pelo jornalista de midia eletronica Cory Bergman
http://www.lostremote.com/
Mervinblock.com - dicas para melhorar sua forma de escrever confeccionadas pelo expert Mervin Block
http://www.mervinblock.com/tips.html
MIBTB - Broadcasting Training Program - a diversidade na Sala de Imprensa e sua relação com as minorias
http://www.webcom.com/mibtp/
Miniature Earth / A Terra em miniatura - vale uma visita, com especial atenção nos recursos utilizados na Edição e pesquisa de texto
http://www.luccaco.com/
Museum of Broadcast Communications - cultura popular e contemporânea norte-americana através da historia da TV e do Radio http://www.museum.tv/index.shtml
Museum of Television and Radio - oportunidade única de ver, ouvir e se interar do acervo do Museu da Televisão e do Radio de Nova Iorque http://www.mtr.org/
NAB: National Association of Broadcasters - 75 anos de historia da TV aberta norte-americana
http://www.nab.org
National Association of Minorities in Cable NAMIC dá as boas-vindas aos aspirantes a função de profissionais do mercado de tv a cabo http://www.namic.com/
NPPA: National Press Photographers Association Associação de Foto-Jornalismo norte-americano
http://www.nppa.org/
NewsLab - Laboratório de TV - um Projeto da Universidade de Columbia, não-comercial, com a excelência de uma produção de qualidade e a vasta experiência do Prof. Sree
http://www.NewsLab.org
NewsProNet - oferece noticias e documentários
http://www.newspronet.com/
NewSeum e Freedom Fórum em Washignton nos recebem em grande estilo e permitem download de Manuais
http://www.freedomforum.org/templates/document.asp?documentID=16556
Opiniões e dicas
http://www.intervideo.com/
Poynter Online's Broadcast Resources - excelente material disponibilizado pelo Poynter Institute vocacionado para profissionais de TV
http://www.poynteronline.org/subject.asp?id=8
Poynter Online's "Convergence Chaser" Guia surpreendente com cruzamento de dados da mídia eletronica
http://poynteronline.org/column.asp?id=56
Poynter Online's "Leading Lines" column - dicas on-line com a excelencia comprovada da Faculdade Poynter
http://poynteronline.org/column.asp?id=34
Poynter Online's TV / Radio Tipsheets - dicas uteis que vc pode usar a qualquer hora!
http://poynteronline.org/content/content_view.asp?id=31904
Prof. Bittencourt nos reserva download do excelente Manual de Telejornalismo
http://www.telejornalismo.com/
e um bate-papo muito interessante no seu Blogger
http://www.salavirtual.blogger.com.br/
Profa. Rianelli disponibiliza textos, comentários, dicas interessantes e novidades
http://www.poynter.org/profile/profile.asp?user=13912
http://rianelli.blogspot.com/
http://www.geocities.com/rianelli.geo/
Prof. Sree Sreenivasan sree@sree.net de Jornalismo da Universidade de Columbia tem um acervo on-line extremamente interessante com dicas imperdíveis!
http://www.sreetips.com/
Textos confeccionados com primor nos aguardam em VideoTexto
http://www.videotexto.tv/
The Producer's Book disponibilizado a versão on-line do livro da Produtora de TV MAIN, Alice e STEWART, Robert
http://www.scripps.ohiou.edu/producer/thebook/
The Producer's Page Downloads para ajudar os Produtores de TV
http://www.scripps.ohiou.edu/producer/
Rede Globo de Televisão faculta nossa consulta on-line aos seus Manuais de TV
http://sucom.redeglobo.com.br/
Research Triangle - venha vc tb!
http://www.geocities.com/ResearchTriangle/8712/
RTNDA: Radio and Television News Directors Association RTNDA representa a Associação de ‘top’ executivos de TVs aberta, a cabo e outras mídias eletronicas
http://www.rtnda.org/
Valter Bonasio nos apresenta seu primoroso trabalho e livro
http://www.escoladetelevisao.com.br/
Wired Magazine e seu WebMonkey são imperdíveis!
http://hotwired.lycos.com/webmonkey/


Dicas de Pesquisa sobre o Mercado
- Fonte: RTNDA
Salary Survey
http://rtnda.org/research/salaries.shtml
Women & Minorities Survey
http://rtnda.org/research/womin.shtml
Newsroom Workforce Survey
http://rtnda.org/research/staff.shtml
Newsroom Profitability Survey
http://rtnda.org/research/profit.shtml
News Judgement and Ethics
http://rtnda.org/research/judg.shtml
Local Web News
http://www.rtnda.com/study/casestudy.shtml

Shoptalk jornal on-line diario sobre o segmento de midia eletronica
http://www.tvspy.com/shoptalk.cfm
TVnewz.com um webzine para profissionais de Telejornalismo
http://www.tvnewz.com/

Television and Radio News Research - um olhar sobre o veiculo TV e Radio por Vernon Stone, Professor Emeritus da Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri http://www.missouri.edu/~jourvs/index.html

Vanderbilt Television News Archive - The Television News Archive é a colecao da Universidade Vanderbilt University em Nashville, Tennessee, América do Norte
http://tvnews.vanderbilt.edu/

Zap2it.com Resources uma colecao de recursos de TV compilada por Zap2it.com
http://tv.zap2it.com/resources/