domingo, junho 02, 2013

PLANO DE MARKETING: NESCAU E TONY HAWK’S PRO SKATER


Empresa: Nestlé

Marca: Nescau

   A “Nestlé” está investindo em uma nova parceria para promover a marca “Nescau” e o seu principal produto atualmente: “Nescau 2.0”.
Se aproveitando da relação direta que a marca “Nescau” possui com esportes radicais, a empresa suíça apostou no lançamento de um novo aplicativo mobile que terá sua imagem totalmente vinculada ao achocolatado.
E nada mais interessante do que desenvolver um aplicativo em parceria com o game de esportes radicais mais famoso do mundo: O “Tony Hawk”, game que leva o nome de um dos maiores skatistas do mundo e é sem dúvida o jogo com mais adeptos no universo dos fãs de games radicais.
A iniciativa faz parte também da comemoração pelos 80 anos que a marca “Nescau” está completando neste ano.

  






ESTRUTURA DA CAMPANHA

        Pesquisa: Foi constatado que 25% do público que consome “Nescau” já teve algum contato com games radicais e principalmente, já jogaram pelo menos uma vez “Tony Hawk”.

       Teaser:
“Vem aí a combinação tão radical que você nunca imaginou...”

       Slogan:
“Nescau 2.0 e Tony Hawk pro Skater:
Adrenalina em dose dupla como você nunca viu!”.



    Verba para campanha: U$ 2 bilhões de dólares.

        Público: Adolescentes e jovens de 13 a 19 anos, ambos os sexos, segmento: A, AB, B, C e D.

        Praça: Campanha direcionada a todo Brasil, com ênfase nas grandes metrópoles: Rio e São Paulo.

    






     Principais concorrentes: “Toddy”, “Ovomaltine”.


·        Todas as embalagens terão uma QR CODE que dará ao cliente a possibilidade de entrar em um link com todas as informações do produto e do aplicativo “Tony Hawk pro Skater”.

    


     Riscos calculados: A versão mobile do game pode não agradar a maioria do público que já está habituado com o jogo nas plataformas: Playstation, Xbox, entre outros.

·        A mesma empresa que desenvolve o game (Activision) desenvolverá o aplicativo. Porém, na plataforma mobile muitas características do jogo estarão atreladas aos benefícios nutricionais e energéticos de “Nescau”.





·        No aplicativo o usuário poderá editar seu próprio Boneco /Avatar.
Sua energia e habilidades aumentarão de acordo com o consumo de diferentes segmentos do achocolatado.





·        As etapas se passarão nas ruas de cinco grandes capitais mundiais:
Rio de Janeiro, Madrid, Nova York, Tokyo e Londres.

·        Todas as cidades possuirão “Lojas Nescau”, onde o usuário poderá comprar a quantidade que precisa para ter energia suficiente.



PROMOÇÃO MEGARAMPA 2.0 COM BOB BURNQUIST




·        Local do Evento:
Riocentro, Rio de Janeiro.

·        Em cada tampa da lata de “Nescau 2.0” virá um selo com algum brinde, sendo que um deles pode ser uma volta de skate na “Megarampa 2.0” com o maior skatista brasileiro de todos os tempos, Bob Burnquist.



·        A Nescau promoverá esse evento em parceria com algumas outras empresas de artigos, acessórios ou equipamentos para skatistas, como: “Reef”, “Dolce e Gabbana”, “Billabong” e “Oakley”.









DIVULGAÇÃO

·        Filme publicitário de 15’’ promovendo o evento da “Megarampa 2.0” com a participação de Bob Burnquist, que terá a sua fala baseada no incentivo a participação do público no Evento e na demonstração dos benefícios do “Nescau 2.0” para saúde e para reposição de energia.

·        Será exibido nos intervalos de programas de esportes radicais da TV fechada como: “X-treme” da ESPN, “Zona de impacto” do Sportv. E nos intervalos de programas esportivos da TV aberta, como: “Globo Esporte” e “Esporte Espetacular” da TV Globo.

·        Portal na internet: Um endereço exclusivo com todas as informações necessárias sobre o produto e como concorrer a uma volta de skate na “Megarampa 2.0” com Bob Burnquist, HTTP://www.nescauemegarampa.com.br






















·        Banner para internet



Outdoors nas principais rodovias e vias expressas do país.



BRINDES



·        De acordo com o selo contido na tampa da embalagem, o Cliente poderá levar sampling / brindes como: almofadas e travesseiros personalizados, pares de patins exclusivos, chaveiros em forma de skates ou patins, entre outros.











PARCEIROS












OBJETIVOS DA CAMPANHA





  •   Promover o produto “Nescau 2.0” visando um melhor rendimento nas vendas.



·        Investimento no marketing de experiência com a promoção “Megarampa 2.0”

·        Fidelização de uma boa fatia do mercado, visto que, os concorrentes do segmento não investem tanto brindes ou iniciativas promocionais.

·        Consolidação da marca como uma marca forte e que interage com as tecnologias usuais como a tecnologia “mobile”.

·        Ganhar experiência em networks com Empresas de games e aplicativos mobile.




RISCOS NA EXECUÇÃO DESTE PLANO DE MARKETING:

O trabalho está fundamentado na busca pela satisfação de consumidores exigentes. E sempre existe a possibilidade de fracassarmos porque todos os consumidores têm características diversas. A grande questão é que a segmentação idealizada pelas empresas está baseada em grupos de pessoas, e hoje, encontrar um grupo de pessoas com anseios e desejos totalmente idênticos é quase impossível. Então, nos perguntamos: “Será possível não correr o risco de fracassar?” A resposta é NÃO! Porém, quando conseguimos através de um trabalho específico de pesquisa e planejamento entender cada um de nossos clientes, esse risco é muito minimizado. Atualmente temos tanto potencial de informação rápida e segura que não podemos dizer que nos faltam ferramentas. O que precisamos é aproveitar todas as possibilidades que as relações digitais nos propiciam.
    Nosso cliente está sim ao nosso alcance. Ou melhor, cada cliente está sim ao nosso alcance. Muitas Empresas esperam que os processos internos se desenvolvam mais rapidamente, e muitas já utilizam recursos digitais para isso. No entanto, as necessidades e expectativas do mercado ainda estão chegando aos setores de aprimoramento muito lentamente. Ainda não há um esforço considerável de muitas empresas para a criação e atualização de um banco de dados que expresse as necessidades de seus clientes internos e externos.
    Quando conseguimos entender com mais precisão as melhorias necessárias, não só de processos, mas também de relações com nossos clientes e stakeholders estamos próximos de atingir o fator diferencial competitivo tão sonhado por todas as empresas. A interação Diretores-Funcionários-Clientes deve gerar uma cadeia em que a visão da diretoria contagie os funcionários, e isso se transforme em qualidade para o cliente.
   Diante disso,a Empresa que compreende o mais rápido possível a importância de uma ação conjunta entre endomarketing e análise específica de seu público, fica dependente apenas do uso correto das ferramentas de marketing digitais para obter êxito no mercado.








     

Fonte: Google Imagens, Creative commons - Royalty free.

ELABORADO POR: FELIPE AUGUSTO MESQUITA

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