sexta-feira, setembro 28, 2012

#Campanha de Marketing: TRAFFIC & FLAMENGO


Para desenvolver a Campanha de Marketing, sugerimos à Empresa de Marketing Esportivo "Traffic", responsável pelo departamento de marketing do clube de futebol Flamengo, que ouça nosso Plano de Marketing.
- como a Traffic pode utilizar melhor a imagem do jogador Beckham para gerar mais Receita $$$ para o Clube de Regatas Flamengo e trabalhar melhor o Marketing pessoal da marca?
Para a realização do Plano de Marketing completo, desenvolvido em quatro pilares fundamentais: análise, criação, implementação e controle
Analisamos que dispomos de um grande trunfo na mão: poucos jogadores da importância, projeção e qualidade mundial do Beckham atuam no futebol nacional. DAVI BECKHAM é um jogador que não é apenas admirado pelos torcedores rubro-negros, mas muitos torcedores de outros times assistirão aos jogos do Flamengo para ver toda a habilidade nos campos deste profissional de futebol. O Marketing vê essa exposição como um DIFERENCIAL COMPETITIVO. Qualquer Empresa que anunciar/patrocinar o Uniforme do Flamengo terá uma visibilidade muito maior do que se estivesse sua Logo inserida no uniforme de qualquer outro time: vale lembrar que o Flamengo tem uma das maiores torcidas do mundo!
MÍDIA ESPONTÂNEA: a mídia estará sempre buscando imagens e declarações do Beckham; marcas diversas vão querer a presença deste jogador nos seus Eventos e lançamentos onde a marca fica em evidência. Enfim, essa análise é bastante positiva... praticamente não existem fatores negativos!
Criaremos e implementaremos diversas ações de marketing, dentre elas listamos abaixo as que consideramos mais relevantes:
Quando a negociação de contratação do jogador estiver em fase final, e a mídia souber apenas rumores, a CAMPANHA DE MARKETING irá fazer uso da curiosidade do Cliente/torcedor.
MARKETING DIGITAL:  Outdoors e publicação em Periódicos /jornais com menção a um web-site promocional, FanPage no Facebook oficial, dizendo: "Procura-se o melhor do mundo Para o Maior Time do Mundo! - Onde está esse Atleta? Participe!" (sem mencionar o clube).
- Após a confirmação da Contratação, será aproveitado esse momento de mídia espontânea e será feito um grande Evento (pago/venda de ingresso) para apresentar o Beckham aos torcedores que o aguardam ansiosamente...
Para garantir que se alcançará a estimativa de público esperado (necessário para uma receita financeira de peso $$$ para o Clube), será comunicado o Evento como uma experiência lúdica/interativa que os Flamenguistas terão com o Clube. Essa Ação #CALL TO ACTION MARKETING será desenvolvida através de Sorteios dos mais diversos produtos do Clube durante o Evento, ninguém sairá dessa Apresentação do jogador sem um produto do Flamengo nas mãos!!! O público presente terá a oportunidade de realizar atividades de futebol no gramado da Gávea, no mesmo lugar onde os seus ídolos treinam... Fotos serão tiradas e postadas em Redes Sociais e no site do Clube de Regatas do Flamengo.
- 12 vezes por ano, será realizado o Batismo Flamenguista (todo último domingo do mês) com a presença do craque David Beckham. Nesse Evento, os pais levarão os seus filhos para serem batizados/apresentados como Flamenguistas e ali receberão Crachás, Camisas Oficiais do Clube e outra memorabília. O batizado contará com padres e pastores... a idéia é realizar um batismo de time e um religioso. As crianças batizadas ganharão kits completos personalizados do mengão, com custo simbólico de R$300 pelo Batismo na presença do craque.
. A expectativa de público é que se tenha uma média de 2.000 crianças a cada domingo.
-Serão criados diferentes produtos (vendidos no site oficial do time e em todos os pontos de venda licenciados espalhados no país) com a chancela "David Beckham faz parte da maior torcida do mundo": bonecos, canecas/copos, roupas em geral, relógios, underwears, óculos etc.
-Serão criados SPOTS de Rádio e Fimes Publicitários para a TV, com a imagem do jogador, estimulando os torcedores a tornarem-se Sócios-Torcedores do Flamengo. - Serão apresentados diversas vantagens que o sócio-torcedor terá em relação ao torcedor "convencional". Cada carteira de sócio-torcedor custará R$65.
- Serão criadas a promoção: DIA DE JOGADOR, onde o torcedor sorteado passará um dia no centro de treinamento do Clube acompanhando o Treinamento e desfrutando das mordomias que o jogador de ponta como o Beckham tem e terá tudo documentado em fotos e postado em Redes Sociais e no web-site do Clube. E o principal, o vencedor da promoção participará por cinco minutos de um jogo amistoso vestindo o uniforme do Flamengo! O objetivo dessa Campanha de Marketing através dessa promoção é tornar a FanPage "Flamengo" uma das mais populares do Facebook. O texto da promoção será "Quando atingirmos 10 milhões de Likes e Compartilhar!, um sortudo ganhará esse prêmio incrível que somente o melhor time do mundo é capaz de oferecer. Vai ficar fora dessa?!?"
- O Beckham fará tweets sobre os seus dias de treinamento e como ele vê o desenvolvimento da Equipe nos Campeonatos. Objetivo: conseguir um número gigante de seguidores e depois vender espaço para anunciantes nas redes sociais e site do Flamengo.
Para controlar todo o Planejamento de Marketing, as nossas ações serão contínuas... inovação e diferenciação é a nossa diretriz! Para finalizar essa Campanha TRAFFIC & FLAMENGO, David Beckham terá acesso à uma forte Assessoria de Imprensa. A intensão dessa etapa da Campanha evita que o jogador se torne uma Estrela fora dos gramados... O foco é o futebol desenvolvido pelo pelo Atleta e não a sua vida social e particular.

O Marketista assume riscos, quando assume  um projeto para desenvolver, pois o retorno, quem dá é o cliente. Isso que torna encantador esse estilo de vida, pois buscamos as necessidades internas das pessoas, para depois proporcionar  a satisfação. Não há preço que pague e como vale a pena correr o risco de por vezes não ser compreendido, ou até não atender a demanda... O Marketista precisa estar alinhado holisticamente com os setores de desenvolvimento (Clientes internos e externos), para que tudo saia conforme o programado. Mesmo assim, não tem a garantia de sucesso.
O Marketista em si, já tem como meta, transformar o que não está bem aceito, não está bem visível e lançar no mercado de uma forma aceitável. Basicamente, o Marketista lida com o risco desde sempre, mas o combustível é o resultado e quando você trabalha pensando no início meio e fim, tudo vale a pena.

MARCADORES, TAGS, PALAVRAS-CHAVE: AV1, PORTFOLIO DIGITAL INDIVIDUAL, CAMPANHA DE MARKETING, ELABORADO POR: Hilquias Soares, Thiago Azevedo e Pedro Cavalcanti

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