domingo, novembro 07, 2010

Brasil ocupa o 73º lugar no IDH!!!



Um relatório divulgado nesta quinta-feira pela ONU coloca o Brasil na 73ª posição em um ranking de Desenvolvimento Humano, que mede as conquistas de um país com base em expectativa de vida, saúde, acesso à educação e padrão de vida.
O relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2010 analisou 169 países, listando-os com notas que variam de zero (mais baixo desenvolvimento) a um (mais alto).
O Brasil obteve, segundo a nova metodologia do IDH, índice de 0,699, registrando importantes avanços em desenvolvimento humano, ainda que a desigualdade social afete parte desses ganhos.
A metodologia anterior do IDH media analfabetismo, problema que se mantém em taxas pouco alteradas no Brasil.
A metodologia atual mede anos médios de escolaridade, área em que o país apresentou avanços importantes, apesar de se manter comparável aos países menos desenvolvidos.
O país também apresenta avanços constantes em expectativa de vida e renda nacional bruta, diz o estudo.
Ainda assim, o Brasil segue atrás no ranking de países como Cazaquistão, Kuwait e Bósnia e de vizinhos da América Latina, como Chile, México, Peru e Argentina.
Precisamos melhorar a educação no nosso país, para que as crianças tenham uma boa educação e siga um rumo de vida produtivo.

ELABORADO POR:
KARINA BORGES
THAIS PAIVA
GUILHERME MONTEIRO