segunda-feira, novembro 01, 2010

GREEN MARKETING: - Programa Nestlé Faz Bem Cuidar!





A Nestlé como Companhia Mundial de Alimentação, Nutrição, Saúde e Bem-Estar está fortemente comprometida com a sua performance ambiental. Desde a sua origem que a Nestlé aplica mundialmente práticas empresariais favoráveis ao meio ambiente e enceta investimentos consideráveis nesta área. Contribui para o desenvolvimento sustentável, respondendo às necessidades actuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras em responder às suas próprias necessidades. A Política Nestlé de Meio Ambiente (link) demonstra este compromisso. Foi inicialmente publicada em 1991 e actualizada em 1999 e demonstra como a sustentabilidade ambiental está integrada como um elemento de gestão, através de políticas, programas e práticas ambientais.





Programa Nestlé Faz Bem Cuidar

Educação Ambiental nas Escolas
Preocupada em contribuir para a formação de jovens como cidadãos conscientes ambientalmente, a Nestlé tem implementado cursos de educação ambiental em escolas da rede municipal de ensino. Trata-se de uma capacitação de educadores, diretores de escolas e equipes das Secretarias de Educação e do Meio Ambiente para o desenvolvimento de um trabalho de conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância da preservação da água para a conservação do meio ambiente.

Formação de Cooperativas de Reciclagem
Em 2005, a Nestlé se associou ao Cempre - Compromisso Empresarial para Reciclagem - e juntos criaram o Projeto Nestlé de Formação de Cooperativas de Reciclagem, que visa criar e apoiar cooperativas de catadores de materiais recicláveis atuantes no Brasil, promovendo sua formação e instrumentalização.

O projeto procura conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo por meio de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados, com a meta de desenvolver um sistema de coleta seletiva de materiais recicláveis com inclusão social

Formação de Consumidores Conscientes para a Sustentabilidade
Foi criada uma campanha de conscientização dos colaboradores internos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ações que visem à mudança de seus comportamentos de consumo na direção da sustentabilidade. Como por exemplo, melhorando o consumo de água e energia e aumentando a reciclagem.

Nesse sentido, são desenvolvidas na empresa as seguintes ações:

•Estímulo à separação correta do lixo nos andares;
•Projeto Carona;
•Redução na utilização dos copos plásticos;
•Reciclagem das cápsulas de Nespresso;
•Gincana de reciclagem de papel.



Parceria Nestlé e Wal-Mart
Em abril de 2008, a Nestlé e a rede de supermercados Wal-Mart firmaram um projeto de parceria, com o objetivo de educar e conscientizar seus consumidores sobre a importância de contribuir para a sustentabilidade socioambiental.


ELABORADO POR:
Thaís Sperle
Fernando Bittencourt