segunda-feira, novembro 01, 2010

GREEN MARKETING: Nestlé Faz Bem Cuidar

Programa Consciente da importância de contribuir para a construção de um planeta sustentável, a Nestlé lançou o Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, que tem como objetivos: promover a sustentabilidade socioambiental, trabalhando em escolas públicas a disseminação de conceitos relacionados à preservação do meio ambiente com foco na preservação da água; a sensibilização dos colaboradores Nestlé para a consolidação de atitudes que respeitem os preceitos do consumo consciente; e a ampliação da reciclagem no Brasil por meio da formação de cooperativas de catadores de resíduos sólidos.

Para ampliar a reciclagem no Brasil, a Fundação conta com uma parceria com o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) – associação dedicada à promoção da reciclagem de resíduos sólidos no conceito de gerenciamento integrado do lixo –, que oferece apoio a cooperativas de catadores, por meio de sua formação e instrumentalização.

1 - Educação Ambiental nas Escolas Preocupada em contribuir para a formação de jovens como cidadãos conscientes ambientalmente, a Nestlé tem implementado cursos de educação ambiental em escolas da rede municipal de ensino. Trata-se de uma capacitação de educadores, diretores de escolas e equipes das Secretarias de Educação e do Meio Ambiente para o desenvolvimento de um trabalho de conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância da preservação da água para a conservação do meio ambiente. Realizados por uma equipe de consultores externos, esses cursos aproveitam sinergias, com o apoio do Cempre, para a formação de cooperativas de catadores de resíduos sólidos para o fomento da reciclagem, nesses mesmos municípios.


2 - Formação de Cooperativas de Reciclagem Em 2005, a Nestlé se associou ao Cempre - Compromisso Empresarial para Reciclagem - e juntos criaram o Projeto Nestlé de Formação de Cooperativas de Reciclagem, que visa criar e apoiar cooperativas de catadores de materiais recicláveis atuantes no Brasil, promovendo sua formação e instrumentalização.

O projeto procura conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo por meio de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados, com a meta de desenvolver um sistema de coleta seletiva de materiais recicláveis com inclusão social.

O sucesso dessa iniciativa deve-se principalmente à ação dos catadores que são apoiados pelo programa. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a melhoria progressiva na remuneração desses profissionais (a média nacional atual é de 1,5 salário mínimo/mês); o seu resgate da cidadania/auto-estima; o reconhecimento da atividade por parte da sociedade civil; o desenvolvimento de redes de sustentação da coleta seletiva de materiais recicláveis; a geração de impactos ambientais relevantes e o apoio a políticas públicas de inclusão social.


3 - Formação de Consumidores Conscientes para a Sustentabilidade Foi criada uma campanha de conscientização dos colaboradores internos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ações que visem à mudança de seus comportamentos de consumo na direção da sustentabilidade. Como por exemplo, melhorando o consumo de água e energia e aumentando a reciclagem.

Nesse sentido, são desenvolvidas na empresa as seguintes ações:

•Estímulo à separação correta do lixo nos andares;
•Projeto Carona;
•Redução na utilização dos copos plásticos;
•Reciclagem das cápsulas de Nespresso;
•Gincana de reciclagem de papel.

4 - Parceria Nestlé e Wal-Mart
Em abril de 2008, a Nestlé e a rede de supermercados Wal-Mart firmaram um projeto de parceria, com o objetivo de educar e conscientizar seus consumidores sobre a importância de contribuir para a sustentabilidade socioambiental.

Nesse projeto, a Nestlé, por meio do Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, irá promover a educação ambiental nas escolas públicas situadas no entorno das lojas Wal-Mart. Inicialmente, participam do projeto o Hiper Casa Forte, em Recife, e o Hiper Iguatemi, em Salvador. Nesses locais, que já possuem postos de coletas instalados, serão desenvolvidas ações para estimular a entrega de lixo reciclável por parte do consumidor. Entre elas destacam-se: a troca de embalagens de produtos Nestlé por um livro de receitas do Programa Nestlé Faz Bem Nutrir, que ensina a aproveitar integralmente os alimentos; oficinas de construção de brinquedos a partir de reciclagem, direcionada a crianças; e oficinas do Programa Nutrir de Educação Alimentar para mães e consumidoras em geral.

A expectativa é que, em 2009, o projeto seja ampliado para outras lojas da rede no Brasil todo.


Feito por: Gabriel Costa.