quinta-feira, outubro 09, 2008

MARKETING E MERCHANDISING

O marketing, a exemplo das demais áreas de administração, vem sendo apontado como responsável pelo diferencial de mercado de todos os tipos de organização.
Conforme Dias (2003), o marketing se desenvolveu durante toda a história da humanidade e até hoje foram muitos os aprimoramentos em suas técnicas e conceitos. Entretanto, o autor define o conceito de marketing como:

O conceito de marketing pode ser entendido como a função que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. (DIAS, 2003, p. 2).

Uma das principais ferramentas de marketing é a promoção, a qual, segundo Zenone e Buairide (2005, p. 27), consiste no pilar de marketing que serve como estratégia de comunicação e “permite à organização difundir suas propostas comerciais aos segmentos de mercado e a seus formadores de opinião”.

Contudo o merchandising consiste em uma ação promocional de marketing. “Segundo definição da American Marketing Association, merchandising é a operação de planejamento necessária para se pôr no mercado o produto ou serviço certo, no lugar certo, em quantidade e preço certo” (SANT’ANNA, 1998, p. 23).

Zenone e Buairide (2005) definem como sendo os principais objetivos do merchandising: 1) vender mais e melhor: a boa exposição do produto valoriza a ele e a sua marca, fazendo com que as vendas aumentem em curto prazo e a compra torne-se mais prazerosa do que necessária; 2) incrementar o número de consumidores: cada cliente tem uma capacidade potencial de compra diferenciada, dependente dos usos do produto e de sua capacidade econômica. Segundo Sant’Anna (1998, p. 23).

O merchandising é, portanto, complemento de outras formas de atividade publicitária da mesma maneira como os cartazes são complementares para TV como veículo de publicidade, cada um fazendo um trabalho diferente, apesar de todos servirem para o mesmo fim, informando e persuadindo o consumidor a comprar ou consumir determinada marca.

Vale ressaltar que para executar o merchandising é necessário que um profissional da área tome conta da ação, o qual providencie a colocação dos materiais promocionais adequados, de acordo com as necessidades que observa, e pesquise os melhores locais no interior das lojas, seguindo as orientações da empresa.

São muitas as ações de merchandising que podem ser realizadas nos pontos de venda, entre elas: liquidações, festejos, concursos, sorteios, prêmios, cupons, plus, vale-brindes, selos, brinde, descontos, ofertas, demonstrações e degustações (ZENONE; BUAIRIDE, 2005).





COMO SABER SOBRE PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING

Com o contínuo e veloz aumento das atividades industriais que temos experimentado desde a Revolução Industrial, particularmente com os avanços tecnológicos na área de equipamentos para o comércio e para a logística, percebe-­se claramente que poucos profissionais têm tido contato físico com os bens de consumo produzidos por suas empresas.
As poucas pessoas com acesso a esses produtos antes de chegarem às mãos do consumidor final, têm sido os Promotores de Venda das indústrias produtoras de bens, os repositores de mercadorias dos auto-serviços e os vendedores de organizações.
Portanto, um trabalho inadequado desses profissionais na forma de exposição desses produtos nos pontos de venda, irá impactar negativamente na decisão de compra do consumidor fina.

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