quinta-feira, outubro 09, 2008

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DEMANDA

As pessoas têm desejos quase infinitos, mas recursos limitados. Portanto, elas desejam escolher produtos que proporcionem o máximo de satisfação possível em troca do seu dinheiro. Quando viabilizados pelo poder de compra de cada um deles, os desejos tornam-se demandas.
Demanda de mercado ou função demanda de mercado é o valor total que seria comprado pelos clientes em dada condição de investimento de marketing pelas empresas. Não é um número fixo, mas uma função de determinadas condições. O potencial de mercado é o máximo de demanda a ser atingido com o máximo de investimento de marketing. Ou seja:

Q = n x q x p (potencial de mercado)
n = número de compradores
q = quantidade média por comprador (por ano)
p = preço unitário


DEMANDA DO PRODUTO:
por sua vez, é o resultado da participação do produto na demanda de mercado. É função da eficácia dos investimentos em marketing realizados pela empresa.
Os consumidores vêem os produtos como um conjunto de benefícios e, assim, escolhem os produtos que lhes ofereçam o melhor beneficio pelo seu dinheiro. Um Gol 1000 significa transporte, preço baixo e economia de combustível. Um Mercedes Benz significa conforto, luxo, status. As pessoas escolhem os produtos cujos benefícios proporcionam o máximo de satisfação, de acordo com seus desejos e seus recursos financeiros.


DEMANDA DE MERCADO:
é o volume total que seria comprado por um grupo definido de consumidores, em determinada área geográfica, em um período de tempo definido, em um ambiente de mercado definido sob determinado programa de marketing.


DEMANDA DA EMPRESA:
É sua participação na demanda de mercado.

POTENCIAL DE MERCADO:
É o volume total que poderá ser consumido em um determinado ambiente e plano de marketing.

POTENCIAL DA EMPRESA:
É o limite a que tende a demanda da empresa quando seu esforço de marketing aumenta em relação ao de seus concorrentes.

PREVISÃO DE VENDAS:
É o nível esperado das vendas da empresa, baseado em um determinado ambiente e plano de marketing.

PARTICIPAÇÃO DE MERCADO OU MARKET-SHARE:
É a parte do mercado global de um determinado produto controlada por uma determinada empresa.

PLANO DE MARKETING:
É um documento criado por uma organização para registrar os resultados e conclusões da análise ambiental e detalhar a estratégia de marketing planejada e os resultados pretendidos por ela (objetivos).

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