MERCHANDISING
O Merchandising dentro do composto de marketing (produto, preço, praça e promoção) se encontra na promoção pela sua grande característica de impulsionar as vendas. Há autores, como Ferracciù (2003) que acredita que merchandising está mais próximo da gerência de produtos pelo fato desta ferramenta se referir a:
[...] uma técnica de ajustamento e adequação do produto ao mercado consumidor, ele envolve as atividades de escolha do produto a ser produzido, e assim toma decisões quanto a tamanho, aparência, formato, embalagem, cores, linha de preços a ser estabelecida etc.
Na definição da palavra merchandising, segundo Costa e Crescitelli (2003), significa mercadoria, operar com mercadoria. A grande relevância esta ferramenta mercadológica é devido à decisão de compra do consumidor ser tomado 85% no ponto-de-venda. Segundo Silva (apud COSTA; CRESCITELLI, 2003, p. 232) merchandising “é toda atividade mercadológica que se destina a conduzir os bens através dos canais de distribuição”. Ou seja, todos as operações dos pontos-de-venda, que se referem a apresentação da mercadoria para o consumidor final.
Semelhante a Silva (1995), Blessa (2003, p. 18)) define merchandising como ação no ponto-de-venda, com o objetivo de auxiliar na decisão de compra por meio da melhor vizualização do produto. Segundo esta autora merchandising é:
Qualquer atividade técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visualidade a produtos, marcas e serviços, como o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
A organização dos produtos tanto no estoque, nas seções e nas prateleiras, também é um fator bastante relevante, pois promove a venda dos produtos, uma vez que o consumidor não tem tempo para procurar os produtos, devido a grande pressa das pessoas. Então, deixar o ponto-de-venda bem sinalizado, e principalmente, com a exposição do preço, promove melhor retorno nas vendas.
Os produtos orgânicos necessitam das ações de merchandising, principalmente por serem produtos novos no hábito alimentar dos brasileiros e em sua comercialização. As ações dos agentes da cadeia produtos orgânicos devem ser conjuntas para empregar esforços estratégicos no ponto-de-venda, caso contrário, o desenvolvimento destes produtos pode estar ameaçado ou terá um ritmo lento no desenvolvimento mercadológico. As parcerias são fundamentais para alavancar produtos inovadores e promover a velocidade na sua expansão.
O Merchandising dentro do composto de marketing (produto, preço, praça e promoção) se encontra na promoção pela sua grande característica de impulsionar as vendas. Há autores, como Ferracciù (2003) que acredita que merchandising está mais próximo da gerência de produtos pelo fato desta ferramenta se referir a:
[...] uma técnica de ajustamento e adequação do produto ao mercado consumidor, ele envolve as atividades de escolha do produto a ser produzido, e assim toma decisões quanto a tamanho, aparência, formato, embalagem, cores, linha de preços a ser estabelecida etc.
Na definição da palavra merchandising, segundo Costa e Crescitelli (2003), significa mercadoria, operar com mercadoria. A grande relevância esta ferramenta mercadológica é devido à decisão de compra do consumidor ser tomado 85% no ponto-de-venda. Segundo Silva (apud COSTA; CRESCITELLI, 2003, p. 232) merchandising “é toda atividade mercadológica que se destina a conduzir os bens através dos canais de distribuição”. Ou seja, todos as operações dos pontos-de-venda, que se referem a apresentação da mercadoria para o consumidor final.
Semelhante a Silva (1995), Blessa (2003, p. 18)) define merchandising como ação no ponto-de-venda, com o objetivo de auxiliar na decisão de compra por meio da melhor vizualização do produto. Segundo esta autora merchandising é:
Qualquer atividade técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visualidade a produtos, marcas e serviços, como o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
A organização dos produtos tanto no estoque, nas seções e nas prateleiras, também é um fator bastante relevante, pois promove a venda dos produtos, uma vez que o consumidor não tem tempo para procurar os produtos, devido a grande pressa das pessoas. Então, deixar o ponto-de-venda bem sinalizado, e principalmente, com a exposição do preço, promove melhor retorno nas vendas.
Os produtos orgânicos necessitam das ações de merchandising, principalmente por serem produtos novos no hábito alimentar dos brasileiros e em sua comercialização. As ações dos agentes da cadeia produtos orgânicos devem ser conjuntas para empregar esforços estratégicos no ponto-de-venda, caso contrário, o desenvolvimento destes produtos pode estar ameaçado ou terá um ritmo lento no desenvolvimento mercadológico. As parcerias são fundamentais para alavancar produtos inovadores e promover a velocidade na sua expansão.
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