quinta-feira, outubro 09, 2008

Revisão de Conteúdo

CONHEÇA UM PEQUENO GLOSSÁRIO SOBRE O ASSUNTO:

Blister: são cartelas de material flexível, nas quais são embalados determinados produtos.

Broad-side: trata-se de um material promocional sob a forma de prospecto informativo impresso, a respeito de um determinado produto (ou serviço).

Check-outs: são os móveis utilizados nos auto-serviços com a finalidade de posicionar as caixas registradoras nas saídas das lojas, facilitando assim o consumidor que poderá pagar somente depois de comprar tudo o que desejar.

Container's: são armações metálicas utilizadas para exposições de determinados produtos, cuja principal vantagem é o fato de serem facilmente desmontáveis.

Degustação: é o ato de provocar a experimentação de bebidas ou produtos alimentícios através da oferta de pequenas quantidades. Normalmente é utilizada em lançamento de novos produtos ou na tentativa de criar o hábito de consumo. Deve-se destacar a importância do balcão de degustação, uma vez que representa uma excelente forma de destacar a marca do produto em pontos privilegiados da loja.

Demonstração: ato de apresentar características e benefícios de determinados produtos, oferecendo aos consumidores a oportunidade de tirarem dúvidas, manuseá-los e experimentá-los.

Displays: são peças expositoras de produtos que podem ser colocadas nas próprias gôndolas, em pontos extras ou nos check-outs.


Exibitecs: é o esforço de se impulsionar as vendas que envolve desde a iluminação, cor, sabor, aroma, equipamentos especiais para exposições e até mesmo o fundo musical. A exibitécnica visa explorar de forma eficaz a percepção dos consumidores através da criação de um ambiente favorável à interpretação de estímulos.

Faixas de gôndola: são faixas de plástico, P.V.e. ou papelão, colocadas estrategicamente à frente dos produtos na gôndola, cujo objetivo principal é o de chamar a atenção do consumidor para determinado detalhe desses produtos.

Gôndolas: são os móveis onde são fixadas as prateleiras, cestões, etc .... A criação das gôndolas permitiu a formação dos corredores nos auto-serviços.
è Móbiles: são peças promocionais, normalmente afixadas nos tetos das lojas, cuja finalidade é divulgar ou promover produtos e serviços.

Peg-board: são ganchos, que fixados às gôndolas possibilitam expor produtos em cartelas (blister).

Planograma: é o lay-out da gôndola, ou seja, é a forma (apresentada graficamente) como devem ser expostos os produtos na gôndola.

Ponta de Gôndola (ou Terminal de Gôndola): é a denominação de cada uma das extremidades das gôndolas. Normalmente, são expostos ali produtos em promoção que pertencem a seções próximas, para evitar que o consumidor, ao preteri-los por outro, não o devolvam a outras seções.

Sampling: abordagem a consumidores potenciais (dentro ou fora dos pontos de venda) com o objetivo de distribuir amostras grátis, broad-sides, brindes, folder's e outros materiais promocionais.

Seção: é a sub-divisão do mix de produtos de uma loja, ou seja, é o agrupamento de produtos em função do hábito de compra dos consumidores.

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