quinta-feira, outubro 09, 2008

Revisão de Conteúdo

ORIENTAÇÕES DO SETOR DE MARKETING

1 - ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO
É a filosofia de negócios que enfatiza a produção e entrega de produtos. Produzir bens e serviços, informar os clientes sobre eles, deixar que os clientes venham.
FOCO: Produto
ASPECTO POSITIVO
: empresas de alta tecnologias e de fabricação de remédios para a AIDS p.ex, não é necessário pesquisas para saber se o cliente deseja ou não.

2 - ORIENTAÇÃO PARA VENDAS
É uma filosofia de negócios que concentra as atividades de marketing nas vendas dos produtos disponíveis. Produzir bens e serviços, ir até o cliente e levá-lo a comprar.
FOCO: Vendas

ASPECTO POSITIVO:
quando uma loja tem excesso de mercadorias velhas ou um médico que vende a idéia de exercícios físicos diários.

3 - ORIENTAÇÃO PARA MARKETING
É uma filosofia de negócios que se concentra em compreender as necessidades e desejos dos clientes e produzir produtos e serviços para satisfazê-los. Descobrir o que os clientes precisam e desejam, produzir bens e serviços que eles dizem precisar ou desejar, oferecê-los aos clientes sem esquecer de buscar alcançar suas próprias metas: lucros.
FOCO: Clientes

LIMITAÇÕES: pode centrar a atenção no cliente e esquecer do público interno e fornecedores, pode distanciar-se de informações dos concorrentes, que podem estar satisfazendo clientes de forma mais efetiva.

4 - ORIENTAÇÃO PARA VALOR
É uma filosofia empresarial que se concentra em desenvolver e entregar um valor superior para os clientes como modo de alcançar os objetivos da organização. Entender os clientes, concorrentes e ambientes, criar valor para eles, considerar outros públicos. (stakeholders)*
*indivíduos e grupos que podem influenciar decisões de marketing e ser influenciados por eles. Ex: comunidade, funcionários, órgãos do governo, financiadores, acionistas.
FOCO: Valor para o cliente.

VALOR PARA O CLIENTE: a diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios e quanto aos custos de compra e uso de produtos e serviços.
Valor para o cliente = benefício percebido - custo percebido.

Nenhum comentário: