terça-feira, agosto 27, 2013

PROJETO TURÍSTICO DE INSERÇÃO E CAPACITAÇÃO SOCIAL NO MORRO DO ALEMÃO

     Na última quarta-feira, dia 21, tivemos a Palestra do Empresário do ramo de turismo Alexandre Fernandez.
     Alexandre palestrou sobre um projeto turístico de Capacitação Social no Complexo de Favelas do Alemão, do qual é fundador. Tal projeto visa alavancar o turismo em um dos maiores complexos de favelas do mundo, mas com um grande diferencial em relação à maioria dos demais empreendimentos turísticos: tem como  diretriz e prioridade capacitar e inserir social e profissionalmente moradores da região.
Por exemplo, ao invés de se contratar um Guia de Turismo com atuação em demais localidades do Rio de Janeiro, a equipe de Fernandez capacita um morador da Favela através de um curso de Guia de Turismo. Dessa maneira, novos empregos são gerados e as pessoas que lá forem visitar receberão informações muito mais ricas em detalhes e vivências, pois estas serão transmitidas por um "local".
     Um ponto abordado na palestra que chamou bastante atenção foi o fato de no Complexo do Alemão também existir Ecoturismo. Com certeza,  grande parcela dos próprios moradores da cidade do Rio de Janeiro não imaginam que se possa apreciar a natureza naquela região!
Isso provavelmente atrairá "turistas cariocas" e só reforça a tese - de que em um mundo cada vez mais urbano, os espaços aonde existe preservação do meio ambiente, possuem enorme potencial turístico e atratividade.
estas localidades devem ser explorados de forma consciente e ecológica, pois, serão importantes fontes de geração de empregos para aquela determinada localidade.


                          Alexandre Fernandez, Mestre em Gestao de Projetos de Capacitação Sociais, em palestra.


PALAVRAS-CHAVE: ALEXANDRE FERNANDEZ, AÇÃO SOCIAL E PROJETOS DE AUXILIO FRATERNO, GESTÃO DE MARKETING, MORRO DO ALEMÃO, PROJETO DE TURISMO INSERÇÃO E CAPACITAÇÃO SOCIAL

ELABORADO POR:
PEDRO HENRIQUE

Nenhum comentário: