sexta-feira, agosto 23, 2013

HAVAIANAS - CASE DE SUCESSO

As sandálias Havaianas foram lançadas em 14 de julho de 1962. Pioneira da introdução do conceito “chinelos de dedo” no Brasil, a marca teve patente de seu modelo industrial
Industrial registrada em 1964, sob título: “Novo modelo de palmilha com forquilha”. Hoje, a marca é considerada sinônimo de sua categoria e calçado por brasileiros de todas as classes sociais.
Atualmente há uma tendência internacional que coloca o Brasil em posição privilegiada devido exatamente ao fortalecimento de sua imagem. "O Brasil está na moda" é uma frase que circula em congressos, assembléias e vários outros encontros de cunho internacional, além das maiores revistas de moda e fofoca do planeta.

Em 1994, foi lançadas as Havaianas Top, consideradas um marco neste processo vitorioso, já que criou a segmentação entre o tradicional e o novo, e entre o popular e o moderno. Então, desde os anos noventa, esta marca tem conseguido se reinventar e se estender para além das fronteiras nacionais e culturais. A estratégia utilizada pelas havaianas não são exclusivas da marca, ao contrário, analisando a lista de empresas que mais se internacionalizaram e exportaram nos últimos anos, é possível perceber que grande parte delas utiliza a imagem brasileira pra se promover. O que nos leva a crer que não é mais possível distinguir estado e iniciativa privada em duas esferas antagônicas, ao contrário, elas tendem a trabalhar juntas para melhorar o cenário das exportações nacionais e da credibilidade comercial do Brasil. Internacionalmente é perceptível a influência que as empresas passaram a ter nas agendas políticas depois do fim da Guerra Fria, o que leva a maior agilidade de necessidade desta união.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:CIN. Havaianas – Produzidas na Paraíba e exportadas para o mundo.

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ELABORADO POR -
ANA PAULA

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