terça-feira, agosto 27, 2013

PROJETO TURÍSTICO DE INSERÇÃO E CAPACITAÇÃO SOCIAL NO MORRO DO ALEMÃO

A palestra do Empresário Alexandre Fernandez, além de nos passar informações valiosas, nos fez conhecer um pouquinho mais da Comunidade do Morro do Alemão, o que dificilmente é passado em palestras e até mesmo veiculado na mídia.

Muitas Comunidades são mostradas pelos meios de Comunicação como locais "não acrescentável" à vida do ser humano, por perigos iminentes, drogas, mortes e presenças de traficantes.
Hoje a comunidade é vista de uma forma diferente, mais atrativa e harmoniosa, como nos foi mostrado na palestra oralmente e em Fotos e Vídeo.
A Comunidade hoje já faz parte de cenário de telenovela, turismo e até comércio legal, como podemos ver na Rocinha e até mesmo no Morro do Alemão, através das Fotos de Fernandez.
Nos foi mostrado também ferramentas de deslocamento, turismo, pousadas (o que achamos mais incrível! - Onde no passado que iríamos imaginar que poderiam haver Pousadas em Comunidades para receber Turistas estrangeiros?!?), centro gastronômico, ecoturismo, etc. 


Com o policiamento e segurança oferecidos pela UPP, foram criados também meios de diversões que não tiram as raízes do local, como por exemplo o baile funk, mas dessa vez, sem tráfico, tiroteio e drogas...
A tecnologia também está crescendo dentro dessas Comunidades, como a criação de bancos, Lan Houses, teleféricos, shopping a ser criado no morro do Alemão.



Eu particularmente me sinto lisonjeada em ver todo esse acontecimento e mudança ocorrendo, por ter sido criada em Comunidade e saber que hoje, na minha juventude está havendo essa mudança, futuramente vou poder contar para os filhos dos meus Amigos que ainda permanecem nas Comunidades que eu e os pais deles vimos essa mudança acontecer, é bonito saber que o Rio de Janeiro está evoluindo e incluindo pessoas em diversos segmentos sociais e as ajudando a andar para frente!


ELABORADO POR:
SABRINA DE PAULA

Nenhum comentário: