terça-feira, abril 09, 2013

CAMPANHA DE MARKETING: GUARANÁ ANTARCTICA

Campanha: GUARANÁ ANTARCTICA
Promoção - Confederações dos Mascotes

Produto - Refrigerante em venda casada com Pelúcia colecionável representando cada Mascote das seleções participantes da Copa das Confederações FIFA 2013





Ação de Marketing:


TEASER
- "Refresque-se durante o Campeonato de Futebol mais assistido no Planeta!"

SLOGAN:
- "Guaraná Antarctica e você: Parceria Colecionável de sucesso nessa Copa do Mundo!"
08 opções de Mascotes
Brasil: Sambinha
México: Arriba!
Japão: Samy
Itália: Macarroni
Espanha: Olé!
Uruguai: Pampas
Tahiti: Tartum
Nigéria: Giro


Website de Games e Jogos com os Mascotes digitalizados



Público–Alvo / Target:
Público Geral – Classes AB , B, C e D
Crianças e jovens de 4 a 28 anos Colecionadores.
Detalhes da Campanha de como o produto chegará ao consumidor:
Pelúcia
1° Passo:
Trocando 20 tampas de garrafa pet (2 Litros) = 1 Mascote
Tampinha premiada com o Mascote = 1 Mascote
Na Compra de 1 engradado de Lata de Refrigerante (12 unidades) = 1 Mascote

2º Passo:
Tanto as tampas comuns, como a tampas premiadas seriam trocadas em postos localizados na campanha de divulgação.
Na compra do engradado, quando o cliente for pagar no caixa, o atendente irá gerar um Cupom fiscal, o qual será revertido em um Mascote trocado no posto de troca p.d.v. .
Os Pontos de troca serão Bancas de Jornal e Redes de Supermercados.

Game
O Game será representando em um cenário similar ao de “Pacman” com um Personagem a exemplo desse Cão.
Onde o personagem terá que beber todas as Gotas do Refri para marcar pontos e também pegar latinhas para ganhar super força e possuir Energia.


Descrição da Campanha:

LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA:




Embalagem sugerida
A divulgação da Campanha começa a partir de sua Embalagem, com cores vivas e fortes, um lay-out interessante, gráfico e animado que ajuda na fixação da marca e na preferência do público jovem.





Confeccionar um Filme comercial de 30 segundos para a divulgação em mídia televisiva, internet e Spots de 15" em Rádio.



Web-Site



Redes Sociais
Produzir uma Fan Page e um Perfil no Facebook para poder informar aos consumidores sobre os pontos de troca da promoção, oferecer o Game on-line para os interessados e como utilizar o aplicativo do game no celular.

VEÍCULOS IMPRESSOS:



Além da propaganda, apresenta os pontos de troca das tampinhas.

Rádio

Divulgar Vinheta da Promoção em Emissoras nacionais

Espaço ocupado: 15" segundos

Ação de E-mail Marketing e SMS:

Aumentar o banco de dados com os Clientes da Promoção, principalmente dos jovens para enviar informações sobre a Campanha.


QR Codes proporcionando maior experiência com a Campanha de Marketing:


Banner

Em locais estratégicos, a exemplo de restaurantes, supermercados e eventos que envolvam o torneio de futebol


Folheteria, Cartazes e Flyers
Afixados atrás de bancas de jornal, bares em Mobiliário Urbano: paradas de ônibus, dentro do próprio veículo do ônibus e em estações de metrô e vagões.



OUTDOOR:


Televisão



Aproveitar o horário diurno para divulgar no Praça Tv / telejornal local
:
realizar 02 inserts de 30" por dia também nos comerciais na programação infantil da TV aberta,
essa ferramenta irá gerar a atenção e possivelmente adesão de toda a Família.

Mídias para divulgação da Campanha:
Internet
Além de fazer parte da Divulgação em Mídias, o Facebook ajudará na divulgação da Propaganda.
Quando um Cliente externo "curtiu" uma pagina ou "compartilhou" determinada matéria, automaticamente a Campanha é fixada no segmento e é divulgada para seus Amigos.



Inserir a promoção em sites de entretenimento e noticias.
Colocar o Comercial da promoção na televisão e nas mídias sociais, utilizar o YouTube é uma ferramenta de grande auxilio.
Validade da Campanha:
Praça: Todos os estados do território nacional.
Valor da Campanha:  Aproximadamente R$ 200 milhões.
Data do Torneio: de 15 a 30 de Junho
O torneio é um tiro curto, 15 dias de competição, a promoção tem que ser rápida, criativa e eficiente.
O prazo estabelecido é o ideal, tanto para os Clientes externos como para a Empresa:
tempo é dinheiro!
após a competição, a população desejará algo novo e a missão do Marketista é oferecer essas ferramentas.

Início da Campanha: a partir do dia 05 de junho ao dia 10 de julho de 2013

CONCORRENTES
Coca-Cola
A Coca-Cola organiza em eventos de grande porte, promoções para os clientes, oferecendo, brindes, produtos com desconto e convites para atividades associadas.
Para a Copa das Confederações eles agem junto com a Copa do Mundo de 2014, engenhosos em suas Campanhas, já associaram o Mascote Oficial da FIFA à sua marca.
A Empresa é uma multinacional estrangeira, porém a marca conduzida é nacional e sua ideia é original.

PLANEJAMENTO:

12 meses antes do Lançamento da Campanha:
- BRIEFING: Conversar e negociar sobre o nome de cada Seleção que vai ser usado com cada instituição, saber se é de interesse na empresa (equipe de futebol), se existe alguma restrição ou valor a ser pago para o uso do nome ou até de uma uniformização da Pelúcia.

08 meses antes do Lançamento da Campanha:
- Desenvolver 08 modelos de Pelúcias pequenas (12 cm no máximo): um para cada Seleção participante do Torneio, levando em conta que algumas Seleções classificam-se para o torneio poucos meses antes de sua realização.
É importante estar atualizado


- Os Mascotes podem ser do mesmo modelos, o diferencial será as características de cada nacionalidade, serão Mascotes em Pelúcia vestindo a Camisa da Seleção ou Bandeira:
essa estratégia despertará maior facilidade à atenção do público geral
- Negociar com alguma Empresa terceirizada na China ou Taiwan a confecção dos Mascotes a preço simbólico unitário,
o fornecimento começaria com um numero X de brindes
e aumentaria progressivamente de acordo com a divulgação e o lucro da mesma,
lembrando que atraindo maior número de Clientes Externos, a Empresa terá maior lucratividade.


- Desenvolver web site com Games on-line gratuitos para qualquer usuário.


06 meses antes:

- Começar o toda desenvolvimento da Campanha de Divulgação:
ter atenção pois o Torneio está próximo e já é bom ter todas as alternativas possíveis para não perder a atenção dos possíveis Clientes


- Tudo que envolve a marca, embalagem, tampas personalizadas deveram estar planejados para poderem ser confeccionadas.
03 meses antes
- Lançar Campanha nos veículos de Comunicação de forma suscinta, não informando muitos detalhes sobre a Promoção a fim de gerar curiosidade que atrai mais Clientes externos para consumir o produto e, possivelmente, fidelizá-los à marca.
02 meses antes
- Lançar promoção completa em todos os meios de Comunicação acordados
- Participar em Eventos de Empresas parceiras nas Atividades que envolvam crianças e jovens, nosso Público-Alvo ideal
- É de extrema importância fornecer as datas em vigor da promoção e atender ao Calendário Promocional dessa Campanha.
30 dias antes
- Começar distribuir os Mascotes em postos de troca -p.d.v.- , a exemplo das bancas de jornais e Rede de Supermercados.

- manter a Divulgação, agora mais intensa, pois esse mecanismo não pode parar, principalmente via internet.
Início e Fechamento da Promoção:
- A promoção começa 15 dias que antecedem o Torneio e termina 05 dias após a conclusão do mesmo

- A promoção terá a duração de 35 dias.

Persistência
Insistir na Campanha de Divulgação.
Acreditar que a Promoção vai dar certo é ponto fundamental para não perder o poder de persuasão sobre os Fornecedores, Parceiros e clientes.

Persuasão

Conversar sobre a Campanha é importante, fazer com que a Empresa aceite a ideia, animá-la com os novos produtos, com a venda casada e com retorno esperado, tornam ainda mais forte o laço entre Empresa e Logística & Distribuição.

Comprometimento

Vestir a camisa da Campanha, assim como da Empresa, é essencial para obter sucesso nessa Promoção.

Riscos Calculados

O Marketista mostra que está interessado, visado e confiante, consegue ótimos resultados; sua Campanha, às vezes, pode não dar certo, mas, a Chefia irá olhar o todo do Projeto com bons olhos, e novas oportunidades surgirão!

Calcular os investimentos no início do planejamento faz toda a diferença ao fim de cada Projeto.
Verificar o que foi realizado em termos de Promoções anteriores, concorrentes atuais e Empresas terceirizadas que irão auxiliar na confecção de determinadas matérias, ajudam a calcular os valores orçados pela Empresa em um primeiro momento.
Uma boa Pesquisa de Marketing envolve custo/beneficio e controla direção da Promoção na forma na qual ela deve progredir, diferentemente de ficar apenas no papel.

Justificativa do Projeto de Marketing

O Brasil irá sediar pela primeira vez a Copa das Confederações e sucessivamente a segunda Copa do Mundo de Futebol.
Este Evento é de grande porte, pois o futebol no ultimo século se tornou um dos principais mercados mundiais; não apenas na área exclusivamente esportiva, mas também em termos comerciais, empresariais, questões sociais e educacionais globais.

Associar a imagem de uma Pelúcia aos Mascotes de cada nacionalidade, atrair o público juvenil, e com uma boa apresentação de brindes exclusivos, desenvolvidos apenas para esta Promoção, certamente desperta atenção de Colecionadores.

Pensando no lucro para Empresa, a estratégia organizada conseguirá atrair um maior número de Clientes externos, uma vez que, a Promoção é a base de Troca, e não envolve um segundo gasto do Consumidor para adquirir a Pelúcia, apenas a aquisição de um brinde na troca de tampas.

Em questão de sustentabilidade, com a devolução das tampas, a sociedade ajuda na reciclagem e no gasto desnecessário de matéria prima.

O torneio é curto, são apenas de 15 dias, mas serve como aquecimento para Copa do Mundo 2014, com um investimento calculado, a Empresa ao fim da Campanha, saberá que valeu a pena investir também na próxima atividade esportiva no mercado brasileiro.

Em ambos os resultados, o setor de Marketing já deve ter 2 ou 3 opções variadas para agradar a Organização e principalmente o público-alvo.


Pelúcias comercializáveis nessa Promoção:















RISCOS NA CARREIRA DE UM MARKETISTA
Essa é natureza da profissão, ter novos desafios, alcançar novas metas, tornar de sua criatividade matéria prima e fina.
O Marketista é estratégico,ele planeja uma boa organização com pessoas capacitadas conseguem sim, fugir das decepções profissionais.


Mas se o fracasso vem?!?
O fracasso, quando acontece, é momentâneo e um degrau para o melhor aprimoramento.
O Markestista tem que aprender com seus equívocos e erros, fracassos são comuns em início da carreira, a paciência nem sempre está presente, mas ela é implantada na metodologia com o tempo.
Mesmo que não dê certo, o profissional de Marketing precisa enxergar os dois lados da moeda:
o seu peso, a sua origem e o seu destino.
A criatividade acontecerá apesar de algum fracasso no decorrer de algum Projeto.


ELABORADO POR:
ANDRESSA BALZI
ALEX VALUSEK

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