sábado, abril 13, 2013

CAMPANHA DE MARKETING: MC LANCHE & SMURFS




   O novo Mc Lanche Feliz está um pouco mais “azul”. A modalidade infantil do Mc Donalds tem como tema o filme “Os Smurfs”. A comédia produzida pelos studios Columbia Pictures e Sony Pictures Animation dominou as salas de cinemas de todo o mundo, inclusive no Brasil. E esses pequeninos que divertiram o mundo serão os brindes do Mc Lanche Feliz.


Empresa: Mc Donald’s




ESTRUTURA DA CAMPANHA



    ·      ·        Teaser: “Seu mundo ficará mais azul depois que eles chegarem...”

         ·        Slogan: “Os Smurfs e Mc Lanche Feliz: - seu mundo mais azul e divertido!”


·        Público: Crianças a partir de 3 anos e adolescentes até 16 anos.

·        Verba para o projeto: R$ 1,5 bilhões de reais

·        Praça: Campanha com proporção global. Desejo de atingir todos os clientes McDonalds no mundo.




  •        Cada Mc Lanche Feliz possuirá um dos Smurfs (Papai Smurf, Desastrado, Smurfette, Ranzinza, Gênio, Arrojado).


  • Cada Smurf será acompanhado por um acessório que o caracteriza. Ex: Gênio, um livro  ; Papai Smurf, uma luneta; Smurfette, uma bolsa.





·        Os brindes terão como embalagem uma caixa com embasamento no filme.


·        Obs: As caixas possuirão QR Codes linkadas com o site para baixar o aplicativo móvel: “ Adventure with smurfs”






Layout do aplicativo




O jogo se dará no reino smurf. No qual, o usuário poderá escolher um smurf de sua preferência para enfrentar o exército de Gargamel (vilão do filme) na proteção do reino com ajuda de seus companheiros smurfs. O objetivo do jogo é mostrar aos usuários o poder do trabalho em equipe e estimular a característica desbravadora das crianças que virão a ser usuárias do aplicativo. Será desenvolvido pela empresa “Tekan Marketing”.


Obs: O Aplicativo será projetado para as plataformas: Android, MAC e Linux.



BLUEWORLD SPACE!





   O “BLUEWORLD SPACE” será um espaço interativo para atrair não só o público infantil, mas também o público jovem e adolescente. As localizações de cada stand serão decidas de acordo com estrutura nas unidades Mc Donalds de todo o mundo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

    ·        SMURFS WORLD: Setor com brincadeiras sócio-educativas com ênfase na preservação do meio ambiente. Os educadores terão a função de transmitir a defesa do meio-ambiente como uma característica marcante dos Smurfs.






·        Um setor de games, que serão inspirados nas situações que os Smurfs enfrentam no filme.

·        Mini encenações com Smurfs gigantes (atores fantasiados) em palcos montados nos stands.




·        Os ingressos para o “BLUEWORLD SPACE” serão distribuídos aleatoriamente entre as caixas de embalagem dos bonequinhos Smurf (brindes do Mc Lanche Feliz).




·        Ingressos serão disponibilizados também para compra nas unidades Mc Donalds que possuírem o “BLUEWORLD SPACE”.


DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA



    ·        Filme publicitário de 20" nos intervalos de canais fechados como: Nickelodeon, Cartoon Network, Boomerang e nos programas infantis de canais abertos como: TV Globinho, Band Kids.


·        Conteúdo do filme: Enquanto duas crianças brincam uma elas derrama uma lata de tinta azul. Então os smurfs um a um vão subindo pelas janelas do quarto e começam a pintar tudo de azul divertindo as duas crianças. Logo vem a chamada do filme associando a diversão que os smurfs proporcionaram com o Mc Lanche Feliz.

·        SMS: Serão enviados a todos os clientes da claro através de uma parceria feita entre Claro e McDonalds um SMS contendo todas as informações sobre o Mc Lanche Feliz e disponibilizando um brinde especial para clientes "Claro Controle". Uma camiseta exclusiva dos smurfs.





·       Portal na internet: Link do "You Tube" no espaço publicitário do "Facebook". A partir desse link, os usuários também terão acesso ao download do aplicativo.


·        Banner para internet



·        Outdoors nas proximidades dos Mc Donalds que possuírem o “BLUEWORLD SPACE”.

·        Banners nos espaços publicitários do metrô.





     PARCEIROS







Brindes para os parceiros: relógios, canetas, pastas, ingressos para o “BLUEWORLD SPACE”, entre outros.












OBJETIVOS DA CAMPANHA


 

   ·        Maximizar as vendas do Mc Lanche Feliz.

·        Atingir um público que geralmente não se interessa pelo Mc Lanche Feliz, adolescentes entre 13 e 16 anos.



       Conscientização do público quanto à importância da preservação de florestas e recursos naturais.





FONTE: Creative Commons e Google Images - Royalty free -.






RISCOS NA CARREIRA DE UM MARKETISTA
O trabalho do Marketista está fundamentado na busca pela satisfação de consumidores exigentes.
E sempre existe a possibilidade de fracassar, pois os consumidores têm características diversas.
A grande questão é que a segmentação idealizada por Empresas que é baseada em grupos de pessoas, e hoje, encontrar um grupo de pessoas com anseios e desejos totalmente idênticos é quase impossível!
Então, averigua-se:
“Será possível não correr o risco de fracassar?”
A resposta é NÃO!
Porém, quando se consegue, através de um trabalho específico de pesquisa e planejamento detalhado, entender cada um dos Clientes, esse risco é minimizado.
Atualmente tem-se acesso à um potencial grande de informação qualificada de forma rápida e segura que não se pode dizer que faltam ferramentas.
O que se precisa é aproveitar as possibilidades que as relaçõesinterpessoais e digitais nos propiciam através das Redes.

O cliente está sim ao seu alcance!

Muitas empresas esperam que os processos internos se desenvolvam mais rapidamente e outras já utilizam recursos digitais para isso.
No entanto, as necessidades e expectativas do mercado ainda estão chegando aos setores de aprimoramento muito lentamente.
É necessário que haja um esforço considerável de muitas Empresas para a criação e atualização de um banco de dados que expresse as necessidades de seus clientes internos e externos.

Quando se consegue entender com mais precisão as melhorias necessárias nas trocas Organizacionais, alcança-se êxito com maior facilidade.
Não nos referimos apenas a processos, mas também de relações mais próximas com nossos Clientes e Stakeholders, que indicam que se está próximo de atingir o fator diferencial competitivo tão sonhado por todas as Empresas.
A interação Diretores-Funcionários-Clientes deve gerar uma cadeia em que a visão da Diretoria de Marketing contagie os funcionários, e isso se transforme em qualidade para o cliente.

Diante disso, uma Empresa que compreende o mais rápido possível a importância de uma Ação conjunta entre Endomarketing, Marketing de Relacionamento e Análise específica através de Pesquisas realizadas com seu público, fica dependente apenas do uso correto dessas ferramentas digitais para obter êxito no mercado, com o menor risco possível de obter um fracasso.


ELABORADO POR:
FELIPE AUGUSTO MESQUITA

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